Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Abril de 2024
Notícia
28/11/2014 | Jovem em Ação investe em projeto pedagógico inspirado em corporações da Idade Média

Talita, Geiza e Regiane, coordenam projeto no Jovem em Ação

 

Desde o final do mês de outubro a direção do Jovem em Ação vem colocando em execução um projeto peda­gógico pautado no estímulo à cooperação mútua inspi­rado nas chamadas Guildas, corporações de ofícios que floresceram na idade média em várias cidades da Europa a partir do século XII, com o ob­jetivo de fortalecer o trabalho de artesãos que cuidavam da produção de diversos tipos de artigos (tecelães, carpinteiros, pedreiros, comerciantes, etc).
 
A pedagoga Geiza Turolli, a profissional na área de comu­nicação social Talita Oliveira e a administradora de empresa Regiane Zago, encarregadas da execução do programa, explicam que a ideia central é a de favorecer o entendimento entre os aprendizes sobre a necessidade de cooperação para fazer avançar projetos co­letivos e pessoais. “Inicialmen­te nós fizemos uma incursão ao tema, uma autêntica aula de história, mostrando como funcionavam as Guildas e a im­portância que este fenômeno teve mais tarde no surgimento das trocas comerciais como as conhecemos atualmente e da própria revolução industrial”, explicou Geiza.
 
O passo seguinte foi a aplicação de alguns testes de avaliação de aptidão e um questionamento aberto dirigido aos jovens que fre­quentam o Padep (Progra­ma de Aprendizagem Para Educação Profissional), cerca de 150 aprendizes que já frequentam o mercado de trabalho, para estabelecer as áreas de atuação de cada um dentro do projeto sugerido: Beleza (estética, unhas artís­ticas, maquiagem e bijuteria), Cânticos, Instrumentação Musical e Artesanato (predo­minantemente porta-retratos, bichinhos de areia, grafite fabricação de porta-trecos e pintura em tela) e Esportes (Basquete, Futsal, Futebol e Defesa Pessoal (Jiu-Jitsu).
 
Talita conta que os mestres, ou seja, os aprendizes que já tinham alguma intimidade com o assunto selecionado passaram a ter responsabili­dade na formação de outros colegas ( no conceito original das Guildas havia a hierarquia para o repasse do aprendizado - mestre ensinava artífice que ensinava aprendizes, dando origem à função do aprendiz). Por detrás da proposta de interdisciplinariedade embu­tida no projeto, cada instrutor de uma equipa vai capacitar integrantes da outra. A ad­ministradora Regiane Zago reforça a ideia de que este intercâmbio além de promo­ver o desenvolvimento de habilidades de competências individuais , ajuda no processo de formação de novas lideran­ças, atribui responsabilidades, iniciativa pessoal, valores que as empresas procuram hoje em dia no mercado de trabalho. “Estamos criando um círculo de transferência de conhecimento de forma a envolver a todos os partici­pantes do projeto e eles estão gostando muito da iniciativa”, refletiu. Talita falou também da questão da sustentabilidade. “Todos estes projetos enfa­tizam a questão do respeito ao meio ambiente e formas de aproveitar materiais para reciclagem”, observou.

 

Geiza disse que existe ainda a disposição em realizar no começo de dezembro uma exposição de todos os tra­balhos realizados. “Estamos trabalhando também com muito carinho esta questão de valorizar cada nova conquista e uma forma prática de fazer isso é mostrar ao público ge­ral o resultado prático deste trabalho”, encerrou.

 

 

 

Aprendizes têm demonstrado entusiasmo com a nova proposta

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

875 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções