Carregando aguarde...
Itapira, 20 de Abril de 2024
Notícia
28/07/2016 | Kassab: encontrar mecanismos para financiar pesquisa e desenvolvimento é desafio

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, disse hoje (28), no Rio de Janeiro, que diante dos recursos escassos do governo federal, de maneira geral, é um desafio encontrar mecanismos de financiamento da pesquisa e do desenvolvimento (P&D), que são o ?verdadeiro instrumento de crescimento e desenvolvimento? no país.

Kassab disse que um dos mais significativos exemplos de investimento em pesquisa e desenvolvimento é a China, que há algumas décadas tinha patamares reduzidos em pesquisa, ciência e tecnologia, com índices de crescimento econômico muito baixos, e quando inverteu as prioridades, obteve saltos de crescimento, vinculados à pesquisa e desenvolvimento.

?No Brasil, nós temos que perseguir esse caminho?, disse o ministro, que participou da solenidade de entrega do Prêmio de Inovação Tecnológica 2016 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O ministro reconheceu que a economia nacional passa por um momento difícil, mas acrescentou que o setor da pesquisa, em especial, não pode ficar acuado. Com o apoio do governo federal, tem que descobrir maneiras e receber e conquistar recursos para que ?possamos, dessa forma, encontrar a retomada do índice de crescimento do país?.

O governo, segundo o ministro, está debatendo quais os melhores mecanismos para atrair capital privado para isso, além de direcionar mais recursos públicos para o setor científico e tecnológico. Ele disse que é difícil dizer quando será tomada uma decisão, mas a resposta será dada ?o mais rápido possível?.

O ministro disse não ver contradição em participar da entrega de um prêmio que incentiva a inovação tecnológica da parte de doutores pós-graduados, enquanto o governo anuncia o fim do programa Ciência sem Fronteiras. Segundo ele, o programa não foi extinto, mas está sendo aperfeiçoado, em função das circunstâncias econômicas do país. Kassab disse que em 2013 o orçamento do ministério atingiu R$ 9,5 bilhões e hoje caiu para menos de R$ 5 bilhões.,  ?mas todos entendemos que é por conta da crise?.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2016-07/brasil-tem-que-encontrar-mecanismos-de-financiar-pd-para-poderAlana Gandra - Repórter da Agência Brasil

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

666 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções