Carregando aguarde...
Itapira, 23 de Abril de 2024
Notícia
28/04/2015 | Levy diz que volta da confiança no país o deixa otimista sobre ajuste fiscal
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, se reúne com o presidente do Senado, Renan Calheiros (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, se reúne com o presidente do Senado, Renan Calheiros, e se diz otimista quanto às negociações para aprovação do ajuste fiscal                  Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, atribuiu hoje (28) ao ?avanço da volta da confiança no país? a expectativa de conclusão, de ?forma  positiva?, das votações das reformas no Congresso Nacional. Para Levy é possível notar, mesmo que de maneiro incipiente (inicial), uma "estabilização das expectativas" em relação à economia brasileira. Para ele, é importante que as discussões com os parlamentares prossigam além do ajuste fiscal.

?É muito importante a gente realizar essa agenda do ajuste, que tem as medidas aqui no Senado e na Câmara dos Deputados. E essa discussão do ajuste é que vai permitir que a gente vá além dos ajustes?, disse. Para ele, se todos fizerem a coisa certa, o Brasil terá tudo para ir bem, voltar a crescer e adquirir a confiança necessária para atrair investidores, inclusive para a infraestrutura em todos os estados, informou, após reunião com o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Num tom conciliador, Levy destacou que é natural que governo e Parlamento tenham uma interlocução regular. Para ele, isso ?é saudável e importante? em um momento em que se discute o ajuste fiscal com o Congresso Nacional. ?Tudo que está se discutindo ? a questão da infraestrutura, a questão do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços] ? é fundamental para se destravar a questão dos investimentos nos estados. Será muito difícil destravar os investimentos nos estados se a questão do ICMS não tiver sido resolvida?, declarou.

Ele lembrou que existe apoio da maioria quase absoluta dos secretários de Fazenda dos estados, e de muitos senadores, sobre a tese de que a segurança jurídica para a reforma do ICMS será a nova trajetória de convergência das alíquotas do imposto, que, na visão do ministro, é fundamental para se criar um ambiente favorável ao investimento necessário para a retomada do crescimento. No país, cada estado tem uma legislação específica do ICMS, que acarreta uma série de entraves e ?guerras fiscais? entre as unidades da Federação.

Sobre a discussão da dívida dos estados, Levy acredita que a questão está mais ou menos ?pacificada?. Na avaliação do ministro, houve um entendimento forte sobre o assunto, sendo um fator de tranquilidade nesse momento de negociações.  O ministro pediu cautela para a questão dos depósitos judicias que , no entender dele, não podem ser através de decisões precipitadas. A proposta do senador José Serra (PSDB-SP) permite que estados e municípios usem recursos de depósitos judiciais e administrativos, num valor estimado de mais de R$ 20 bilhões.

?Tem que ter uma análise de risco muito cuidadosa, que não exponha nenhuma instituição financeira; não provoque nenhuma situação indesejável e imprevista para a questão do plano-safra, por exemplo,  que é muito importante. Acho que o Senado saberá avaliar com o devido cuidado esses elementos que precisam de muita cautela?, destacou. O ministro defende que a aprovação da emenda ?não pode carrear nenhum risco para os bancos?.

Editor Stênio Ribeiro

http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2015-04/levy-diz-que-volta-da-confianca-no-pais-o-deixa-otimista-sobre-ajuste

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1132 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções