Carregando aguarde...
Itapira, 16 de Abril de 2024
Notícia
14/04/2016 | Lian Gong: prática cresce em Itapira e ganha destaque em encontro estadual

Implantada em sete Unidades Básicas de Saúde do município há um ano, a Ginástica Terapêutica Lian Gong foi um dos destaques do XIII Encontro de Boas Práticas do Programa Agita São Paulo, realizado na capital paulista no último dia 5 de abril.

O Lian Gong em 18 terapias é uma prática corporal elaborada na década de 70 pelo Dr. Zhuang Yuan Ming,médico ortopedista da Medicina Tradicional Chinesa que viveu em Shangai na China, até meados de 2013.O objetivo principal é tratar e prevenir dores no corpo, problemas osteomusculares, de articulações e de circulação, além de ajudar na melhora de aderências e inflamações dos tendões, restaurar movimentação natural, melhorar a resistência e a vitalidade do organismo e atuar nas disfunções dos órgãos internos e problemas respiratórios. A prática consiste em exercícios preventivos e curativos que põem em movimento o “Chi”, energia vital de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa.

O método, que ainda é considerado novo, chegou ao conhecimento dos profissionais de saúde itapirenses em 2014, quando 12 pessoas participaram de um curso de capacitação oferecido pela DRS (Direção Regional de Saúde) de São João da Boa Vista.

Dentre os instrutores que foram formados, o fisioterapeuta Luiz Ricardo Barricatti resolveu implantar a nova prática junto aos grupos da Terceira Idade que participavam das ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde. “Depois entrei com a proposta de inserir em outros postos de saúde onde estavam as Agentes Comunitárias que haviam feito a capacitação na DRS. Começamos aos poucos com palestras para explicar o que era o Liang Gong e apresentando as técnicas”, conta.

A fim de avaliar os resultados práticos da Ginástica Terapêutica, o fisioterapeuta instrutor decidiu aplicar um questionário para cada um dos participantes relatarem seus quadros de dor, patologias e resultados obtidos com as aulas. Após cerca de seis meses, os praticantes foram novamente interrogados sobre os mesmos pontos. “Depois da tabulação dos dados o que pudemos perceber é que houve muita melhorana qualidade de vida e no quadro de dor dos pacientes. Eu reavaliei diretamente 85 pessoas e, no comparativo, pude constatar que 20 deles que se queixavam de dor máxima passaram para a moderada ou leve. E penso que há essa mudança em casos de dor, o mesmo pode ocorrer o mesmo em patologias como diabetes e hipertensão”, constata.

Os resultados obtidos pelos questionários somados aos mais de quatro mil procedimentos relacionados registrados em 2015 serviram de base para que a prática do Lian Gong em Itapira fosse destaque na Direção Regional de Saúde de São João da Boa Vista e, posteriormente, em São Paulo, no XIII Encontro de Boas Práticas do Programa Agita São Paulo.

Visando a ampliação da oferta da ginástica terapêutica na cidade, um projeto para capacitação de 20 novos instrutores foi elaborado, apresentado e aprovado no Conselho Municipal do Idoso, vinculado à Secretaria de Promoção Social. “Nossa intenção é inserir o Lian Gong nas outras Unidades Básicas de Saúde e nas instituições de longa permanência. A ideia é colocar essa atividade física dentro da Promoção à Saúde, para que as pessoas vão até o posto de saúde para fazer uma atividade física e não apenas para consultar um médico ou tomar uma medicação, mas para agir preventivamente”, enfatizou o fisioterapeuta instrutor.

Com a nova proposta, profissionais de educação física vinculados às secretarias de Saúde e Esportes, agentes comunitários, profissionais de postos de saúde, hospitais e outras instituições que tenham o perfil adequado poderão se tornar instrutores. Ainda não há data definida para o início da capacitação, mas a intenção é que ela ocorra ainda no primeiro semestre. “O Lian Gong é simples e não demanda de muitosequipamentos para que seja desenvolvido. Um rádio e a força de vontade do profissional já são suficientes”, finalizou Luiz Ricardo Barricatti.

Atualmente o Lian Gong é oferecido na UBS Central em segundas e quartas-feiras das 7h30 às 8h30, na UBS Braz Cavenaghi em quintas das 7h às 8h, na UBS Cubatão em terças e sextas das 8h30 às 9h30, na UBS Figueiredo em segundas das 7h às 8h e em quintas das 9h15 às 10h15, na UBS Prados em segundas e quartas das 7h às 8h, no Sepin (vinculado a UBS Vila Ilze) em terças e sextas das 7h às 8h e na UBS Flávio Zacchi em terças e quintas das 8h às 9h.

  

Fonte: Assessoria de Imprensa PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

641 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções