Carregando aguarde...
Itapira, 20 de Abril de 2024
Notícia
29/03/2015 | Líder do principal grupo terrorista da Tunísia é morto

O líder do principal grupo jihadista tunisiano, Abu Sakhr Lokmane, acusado de ter planejado o ataque de 18 de março contra o Museu do Bardo, foi morto ontem (28) por forças tunisianas, anunciou hoje (29) o primeiro-ministro da Tunísia, Habib Essid.

"As forças tunisianas mataram ontem à noite os elementos mais importantes da Brigada Okba Ibn Nafaa, liderada por Lokmane Abu Sakhr", disse o primeiro-ministro a jornalistas, classificando a operação de "muito importante na campanha [da Tunísia] contra o terrorismo".

A divulgação da morte pelas autoridades da Tunísia ocorre no mesmo dia de uma grande marcha contra o terrorismo, que reuniu hoje em Túnis, milhares de pessoas.

Abu Sakhr foi morto numa operação das forças especiais na região de Gafsa (Centro-Oeste). Na ação, foram mortos ao todo nove jihadistas armados.

Os homens pertenciam, supostamente, à brigada Okba Ibn Nafaa, ligada à Al Qaeda no Magrebe Islâmico, que as autoridades acreditam estar por trás do ataque de 18 de março ao Museu do Bardo, que vitimou 21 turistas e um policial ? além dos dois terroristas que executaram o ataque ?, apesar de a autoria do atentado ter sido reivindicada pela organização jihadista rival do Estado Islâmico.

A brigada Okba Ibn Nafaa reúne, de acordo com as autoridades, dezenas de homens, entre os quais estrangeiros e é acusada de ser responsável pela morte de 60 policiais e militares desde dezembro de 2012.

O grupo reivindicou o ataque do ano passado contra a casa do ministro do Interior à época, em Kasserine, cidade vizinha de Monte Chaambi, onde se encontra o principal grupo jihadista na Tunísia.

Editor Denise Griesinger

http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2015-03/morto-lider-do-principal-grupo-terrorista-da-tunisia

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

726 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções