Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Notícia
13/04/2016 | Lions abriga campanha de Doação de Sangue na quinta,

 A campanha de doação de sangue promovida a cada dois meses pelo Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) em parceria com o Banco de Sangue do Hospital Municipal de Itapira acontece na próxima quinta-feira (14) das 9h às 12h no salão do Lions Clube de Itapira. No mesmo dia a equipe também fará 50 cadastros de doadores de medula óssea, com coleta de uma amostra de sangue de 10 ml que será encaminhada ao Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea) do Inca (Instituto Nacional de Câncer). 

Podem fazer a doação pessoas entre 16 e 69 anos portando documento com foto, que não tenham comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue, que sejam saudáveis e não tenham feito endoscopia, colonoscopia, tatuagem ou piercing há menos de 12 meses. Nos casos de dengue, zika vírus, chikungunya, o intervalo mínimo é de 30 dias após a cura para fazer a coleta. O mesmo prazo se aplica para quadros gripais com febres, infecções e administração de medicamentos. Para os que tiveram resfriados, o Hemocentro pede que a doação seja feita depois de pelo menos uma semana da ausência total dos sintomas.
Durante o procedimento, todos os candidatos passam pelo cadastro, triagem médica com aferição de pressão, teste de anemia e condições físicas, entrevista sigilosa e lanche. Os menores de 18 anos deverão levar autorização assinada pelos pais. Cada candidato fornece uma bolsa de sangue com 450 ml que pode salvar até três vidas.
Para cada doação, é preciso manter um intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. O sangue é processado em três hemoderivados: hemácias, plasma e plaquetas, cada um indicado para uma situação. Todo material utilizado na coleta é descartável.
Na campanha de fevereiro 83 candidatos compareceram, resultando na arrecadação de 63 bolsas. Deste total, 30 pessoas doaram pela primeira vez. As próximas datas de coletas de sangue em Itapira serão nos dias 23 de junho e 18 de agosto, no mesmo horário e local. O Lions Clube de Itapira fica na Rua Tereza Lera Paoletti, 480, bairro Santa Cruz. Dúvidas sobre o procedimento podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 722 8432.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1759 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções