Carregando aguarde...
Itapira, 24 de Abril de 2024
Notícia
22/03/2013 | Lurdinha Piva fica mais dois anos como Provedora da Santa Casa

 

 
Foi realizada na noite de quinta-feira passada , com a participação de  94 Irmãos que integram a irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itapira, uma das mais antigas e tradicionais de todo interior paulista(113 anos) , a eleição para a escolha da nova mesa diretora e do cargo de provedor. Por  53 votos a  38 , foi escolhida  a Chapa 1, encabeçada pela aposentada   Maria de Lourdes Levatti Piva, a Lurdinha. Foram registrados ainda  02 votos em branco e 01 voto nulo. Encabeçava a Chapa 2 o advogado Juvenal Santi Lauri . Conforme apurou A Cidade, eram cerca de 125  as pessoas aptas a votar e o comparecimento oficial  esteve acima da expectativa inicial. A nova diretoria foi empossada logo após  anunciado o resultado oficial e o mandato é de dois anos.
 
. A campanha transcorreu em clima de camaradagem, ao contrário de outras oportunidades, quando o assunto eleição  da mesa diretora da Santa Casa acabou respingando para o conhecido maniqueísmo que cerca a atividade político-partidária aqui da cidade.
 
Santi Lauri reconheceu o resultado das urnas e disse que apesar de não ter tido sucesso em sua empreitada, garantiu que estará sempre à disposição para ajudar a Santa Casa naquilo que estiver ao seu alcance. 
 
Falando  ao Jornal A Cidade, Lurdinha disse que se sentia envaidecida com a apoio que recebeu da irmandade e credita a vitória de sua chapa “à seriedade do trabalho que vem sendo conduzido  pela atual  direção”. Durante o tempo em que falou com a reportagem de A Cidade, Lurdinha  recebeu vários telefonemas de pessoas que ligaram para lhe cumprimentar pela vitória.
 
Disse que  tem consciência das dificuldades  que cercam o gerenciamento do mais antigo hospital da cidade,  que teria uma dívida estimada em torno de R$1,5 milhão . Ao lado do esposo Aldo Piva, que é administrador do Hospital, ela disse que o atual endividamento não é um problema pontual da Santa Casa local e que é reflexo da elevação constante dos custos do atendimento médico-hospitalar em detrimento à remuneração insatisfatória.
Poder Público
 
Lurdinha garantiu que  nestes próximos dois anos a direção da Santa Casa deverá fechar novos acordos com o município no sentido de vender serviços para o serviço municipal de saúde. “ Já tivemos contato com a Secretária Eliane  (Eliane Castro, atual Secretária de Saúde) e  também com a direção de saúde de São João da Boa Vista para ampliarmos a oferta de serviços para a municipalidade e desta forma reforçar o caixa do hospital”, detalhou. 
 
Para que isso seja possível, ela disse que é indispensável a ajuda do corpo clínico. “Os médicos estão ao par destes entendimentos e temos a promessa de colaboração por parte deles para que  este processo ( de oferta de serviços) seja bem conduzido”, garantiu. Aldo Piva complementou dizendo que para que a Santa Casa possa se enquadrar nos critérios do SUS , necessita realizar investimentos, muitos dos quais, já foram feitos , segundo ele, nos dois últimos anos. “Para oferecer determinados serviços precisamos estar capacitados não somente com pessoal técnico competente, mas também com equipamentos modernos e tudo isso custa muito dinheiro”, afirmou.
 
Falando e Corpo Clínico, Lurdinha e o esposo Aldo  garantiram que  este vem sendo aumentado paulatinamente, “ de forma responsável”, visando o pleno atendimento dos pacientes. Sobre outro assunto polêmico, de que a entidade privilegia a Unimed Regional  da Baixa Mogiana em detrimento a outros planos de saúde, Lurdinha foi enfática ao afirmar que  outros  planos de saúde já integram a relação daqueles conveniados com a Santa Casa e que também  neste caso, a palavra planejamento, segundo ela, tem papel de sua importância. “ Evidentemente que ao ampliarmos o leque de opções de planos de saúde, estaremos captando maiores recursos. Mas a contrapartida, ou seja, o gasto com pessoal e equipamentos também deve entrar nesta conta, senão  incorremos no risco de  estarmos enxugando gelo”, observou.
 
 
 
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
4 comentários
23/03/2013 10:03:54 | Carlos Apolinário
A verdade é que a única salvação para a santa casa e todos nós era a conciliação, mas interesses particulares , de meia duzia de pessoas, não permitiram.
23/03/2013 10:03:02 | Antonio Carlos
Que bobagem, oseias. a eleição envolveu 125 que até bem pouco tempo eram totalmente controladas pelos médicos, você deve saber disso. hoje, eles não tem nem a maioria. os votos vieram de parentes e amigos do bb.
23/03/2013 09:03:51 | Oséias
A eleição da dna. lurdinha colocou em prova a popularidade do paganini, apoiando o dr. juvenal ele acabou entrando na disputa e perdeu será que ja é os sinai dos primeiros 90 dias de um governo bem ao contrário de tudo que foi prometido na campanha?
22/03/2013 16:03:45 | Andre Boretti
Necessário se faz um atendimento decente no pronto socorro deste hospital....horas esperando por atendimento pelo plano unimed....atendimento dos pacientes nos corredores...horrivel!!!
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1749 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções