Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Abril de 2024
Notícia
02/07/2015 | Maioria dos alunos sai do ensino médio sem aprender matema?tica, diz relatório

 

Apenas 2,7% dos estudantes de Roraima terminam o ensino médio dominando o conteúdo de matema tica. No Maranhão o percentual é 2,8% e no Amazonas, 2,9%. Esses três estados tiveram o pior resultado no relatório De Olho nas Metas, divulgado hoje (2) pelo movimento Todos Pela Educação. O nível de proficiência em matema tica foi medido com base no Sistema de Avaliac a o da Educac a o Ba sica referentes a 2013, do Ministe rio da Educação.

De acordo com os dados, o resultado também é baixo na média nacional: 9,3% dos que concluem o ensino médio absorveram o essencial da disciplina. Os estudantes do Distrito Federal tiveram o melhor desempenho com 17% deles demonstrando proficiência na matéria. No Rio Grande do Sul o percentual é 13,8%.

O relatório destaca que nem mesmo os estados com melhor resultado atingiram a meta proposta pelo Todos pela Educac a o de 28,3% dos estudantes com domínio do conteúdo de matema tica. ?A cada vinte crianc as que ingressam no ensino fundamental, apenas uma está saindo com a aprendizagem adequada em matema tica?, enfatiza a coordenadora geral da pesquisa, Alejandra Velasco.

Em português, os resultados foram um pouco melhores, porém também abaixo das metas. O Distrito Federal tem 40,2% dos estudantes concluintes do ensino médio com os conhecimentos essenciais em português. O percentual é maior do que a meta nacional (39%), mas menor do que o objetivo específico (54,7%). Na média de todo o país, o percentual ficou em 27,2%. Os piores resultados foram registrados no Maranhão (12,2%) e em Alagoas (12,6%).

Para contornar essa situação, Alejandra defende uma atenção específica ao ensino médio. ?Só corrigindo o percurso todo é que se corrigirá essa estatística. Isso é o produto de toda a escolaridade desse aluno. Então, a gente precisa falar e ter soluções específicas para os anos finais do ensino fundamental, que é uma etapa esquecida das políticas públicas?, ressaltou após a apresentação dos dados.

Para Alejandra, a matema tica é uma disciplina especialmente difícil de se apresentar aos estudantes. ?Com matema tica há uma dificuldade maior de não apenas apresentar os conteúdos, mas relacionar esses conteúdos com o cotidiano do aluno?, destacou. Por esse motivo, ela enfatizou a importância da capacitação dos educadores. ?Não é apenas o domínio dos conhecimentos específicos de matema tica. Mas é também o domínio de diferentes técnicas e formas de se ensinar esses conhecimentos. Ter um repertório para quando uma estratégia não funciona com determinados alunos, empregar outra?, acrescentou.

Editor Denise Griesinger

http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2015-07/maioria-dos-alunos-sai-do-ensino-medio-sem-aprender-matematica-diz

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1482 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções