Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Notícia
05/03/2015 | Mananciais que abastecem São Paulo estão com nível estável

Sem chuvas significativas, o nível do sistema Cantareira, o principal manancial de abastecimento da região metropolitana de São Paulo, permaneceu estável em 11,7%, pelo quarto dia consecutivo hoje (5). Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), tem chovido pouco no conjunto das seis represas que formam esse manancial.

Nesses cinco dias de março, a pluviometria do Cantareira está em apenas 3,7 milímetros (mm). O volume esperado para todo o mês é de 178 mm. Mais quatro mananciais estão com o armazenamento estável: Alto Tietê (18,9%); Guarapiranga (63%); Rio Grande (85,4%) e Rio Claro (38,5%).

No Alto Cotia, houve queda com o nível passando de 40,8% para 40,7% da capacidade de operação.

Para se precaver contra a escassez de água no período de estiagem e evitar um colapso no abastecimento, o governo do estado iniciará um levantamento da capacidade hídrica do solo para estudar a possibilidade de serem perfurados 200 poços artesianos. A medida faz parte de um plano de contingência destinado a minimizar os efeitos da crise hídrica.

Conforme resolução publicada ontem (4), no Diário Oficial do Estado de São Paulo, as soluções serão estudadas em conjunto por representantes da Sabesp, da Defesa Civil, da Secretaria da Segurança Pública e de um representante dos municípios afetados, na região metropolitana. O nome deste representante deverá ser indicado pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Além disso, haverá lugar  para as organizações da sociedade civil e universidades.

Editor José Romildo

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-03/mananciais-que-abastecem-sao-paulo-estao-com-nivel-estavel

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1507 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções