Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Abril de 2024
Notícia
02/09/2015 | Matriz da Penha festeja padroeira da cidade

 

 
A festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira da cidade, começou no domingo, 30, na matriz central. Com o tema geral ‘Maria, evangelizadora a serviço da paz’, a novena acontece todos os dias com missa e orações específicas. Nesse período, a missa do sábado terá seu horário alterado das 17h para as 18h30. No domingo à noite também haverá mudança e a celebração será antecipada para as 18h30. Já a celebração dominical às 7h30 permanece inalterada.
 
Sob o comando do padre João Gonçalves da Silva, pároco da Matriz Nossa Senhora da Penha, e participação de todas as paróquias do município a programação segue até o dia 8, quando haverá procissão solene e coroação da santa. “Serão missas normais com as orações e liturgias diárias. As paróquias da cidade vêm com o padre e os fiéis, bem como corais, equipe de leitores e ministros. É uma maneira de todos participarem da festa conosco. Essa é a paróquia mãe da cidade, então convidamos todos os padres e comunidades daqui para participar conosco”, disse padre João.
 
 
No domingo começou a tradicional quermesse com barracas de pastel, panqueca, churrasco, espetinho, crepe, cachorro quente, bebidas, roleta, brincadeiras e também os brinquedos infláveis para crianças. 
 
 
Durante a semana, a novena tem início sempre às 19h30. Na segunda-feira a paróquia convidada é a Sant’Ana, de Pedreira-SP, e quem preside a celebração é o padre César Domingues de Oliveira. Contou com a participação da Banda Lira Itapirense.
 
O terceiro dia da novena, terça-feira, foi marcado pela participação dos fiéis da paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Prados e de seu administrador, padre Ildefonso Ribeiro Luz. Nesta quarta-feira, a novena será presidida pelo padre Edgar de Barros Briozo, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Arcadas e de seus respectivos fiéis.
 
Padre Tarlei Navarro Pádua Souza e todos os paroquianos da Matriz Santo Antônio estarão presentes na quinta-feira. E na sexta-feira, 4, toda a comunidade da Paróquia São Judas Tadeu e seu padre responsável, Érique Fernando Bordini, marcam presença. A programação de cinco a oito de setembro e detalhes da procissão serão publicados na próxima semana.
Segundo padre João, em dias de semana a expectativa é que entre 150 e 200 fiéis compareçam à novena, número que deve ser ampliado aos sábados e domingos. Já no dia da festa e na procissão, aproximadamente mil pessoas devem participar. “Estamos sentindo que o povo está motivado e nossas expectativas são boas. Nossa comunidade é viva e muito participativa, o que chama ainda mais o povo e ocasiona um crescimento espiritual muito grande”, comenta o pároco da Matriz Nossa Senhora da Penha.
 
Parte da renda obtida nos dez dias de festa será destinada aos custeios das obras de reforma da parte elétrica da igreja, que deve continuar no ano que vem. A outra parte ficará reservada no caixa para os gastos mensais. “Para a reforma, estamos com a Ação Entre Amigos, cujo sorteio acontece em outubro e terá cinco prêmios, sendo o principal uma moto zero quilômetro. Está vendendo bem e o pessoal tem colaborado bastante, mesmo com todas as dificuldades que o povo vem enfrentando nessa época de crise. Estamos muito agradecidos”, concluiu padre João.
 
Programação cultural
 
Em parceria com a prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo, a Festa de Nossa Senhora da Penha contará também com uma programação cultural em todos os dias. A abertura e o encerramento da festa ficarão a cargo da Banda Lira Itapirense. Nos dias 31 de agosto, 1 e 4 de setembro quem toca é o DJ Juninho.
 
A Orquestra de Viola e a Banda da Casa das Artes tocam na quarta-feira, 2, e na quinta, 3, respectivamente. No sábado, o show será com a Orquestra de Viola Caipira de Itapira. Leandro e Banda sobem ao palco no domingo e na segunda, um dia antes da festa, a Cia. de Teatro Paulino Santiago apresenta números de ginástica e dança.
 
Sobre a padroeira
 
Nossa Senhora da Penha de França ou Nossa Senhora da Penha apareceu a Simão Vela no oeste da Espanha por volta de 1434 em uma serra chamada Penha de França. Lá, sua festa é comemorada no dia 8 de setembro, bem como em São Paulo e Itapira. Em Resende Costa, onde é padroeira, comemora-se no dia 1 de setembro.
 
De acordo com registros históricos, um peregrino francês sonhou com uma imagem de Nossa Senhora que estava enterrada no topo de uma montanha de difícil acesso. A imagem estaria ali devido a guerra entre cristãos e muçulmanos e os católicos escondiam suas imagens para não serem destruídas.
 
Simão Vela procurou pela imagem por cinco anos até que um dia teve indicação de sua localização. Após três dias de intensa caminhada escalando penhas íngremes, o monge parou para descansar, quando viu sentada perto dele uma formosa senhora com o filho ao colo que lhe indicou o lugar onde encontraria o que procurava. Auxiliado por alguns pastores da região, conseguiu achar a imagem que avistara em sonho.
 
Posteriormente, o local ficou famoso pelo grande número de milagres e graças alcançadas por intermédio de Nossa Senhora da Penha, como passou a ser chamada a santa. Mais tarde, o Santuário de Nossa Senhora da Penha foi construído.
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1308 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções