Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Abril de 2024
Notícia
24/02/2015 | Milton Leitão: 7 MITOS QUE PODEM MATAR
“Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”, já dizia Goebbels, famoso Ministro da Propaganda de Hitler, um gênio do mal que conseguiu enganar todo o povo de um país usando as mais variadas artimanhas. E sua frase emblemática tem um grande fundo de verdade, pois muitas coisas que nós ouvimos as pessoas falando por aí acabam virando verdades, mas não são.
Durante toda a nossa vida somos cercados por inúmeras crenças populares que passaram de geração a geração e ainda sobrevivem em nosso cotidiano. Quando éramos crianças ouvíamos de nossas avós que não podia comer manga e tomar leite ao mesmo tempo, pois isso poderia até mesmo acarretar em morte (A má reputação dessa mistura não passa de um mito, fabricado intencionalmente na época do Brasil Colonial. O leite era, então, um alimento bastante raro, e caro, exclusivo dos patrões, os senhores de engenho. Como eles não queriam que essa preciosidade fosse consumida por escravos, inventaram e espalharam a lenda, que sobreviveu até hoje) Ou então, comer olhando para um espelho poderia fazer com que o rosto ficasse deformado e o mesmo servia para jamais apontar para as estrelas se não quisesse ter uma verruga na ponta do dedo.  Alguns acreditam nos mitos, outros não, o problema é quando essas crenças acabam interferindo na saúde, o equívoco muitas vezes representa uma ameaça.
O primeiro mito apontado é o de que os check-ups são desnecessários. A idéia tomou fôlego na década de 80 e embutia a defesa de que os exames não consideravam o perfil dos pacientes. Há muitas doenças graves que não apresentam sintomas, como a hepatite C e a hipertensão, por isso o check-up é fundamental. 
Muitos também acreditam que tomar vacina é coisa de criança, como aponta o livro. O conceito encontra-se tão arraigado que a Sociedade Brasileira de Imunizações está empenhada em uma campanha para derrubá-lo. Temos de conscientizar os adultos da importância de se imunizar. Hoje no Brasil o maior número de mortes por tétano, por exemplo, é entre pessoas com mais de 20 anos. Tomar vacina também não causa gripe, a verdade, a vacina estimula a produção de anticorpos no organismo injetando vírus mortos no corpo para alertar o sistema imunológico. A vacina pode até causar mal-estar, mas não causa a doença.
 
Outra crença enraizada é que a depressão e a ansiedade são doenças que não precisam ser curadas, pois são tratadas sozinhas.  Existe, infelizmente, a noção de que se a pessoa se esforçar sozinha consegue ficar boa. O resultado da pouca informação é dramático: no mundo, um milhão de doentes sem assistência comete suicídio por ano; Tão grave quanto isso é acreditar que infarto e acidente vascular cerebral (AVC) atingem somente pessoas mais velhas. Portanto, os jovens não precisam se prevenir.
 
É muito importante ressaltar que nem tudo o que é natural faz bem. Dezenas de substancias naturais podem interferir na eficácia de remédios. O consumo sem orientação de produtos à base de plantas pode levar a interações desastrosas
Os dois últimos equívocos relacionados são os de que os médicos são melhores para homens e as médicas para mulheres e finalmente que estamos perdendo a guerra contra o câncer. Em relação ao primeiro item, estudos revelam que os tratamentos dado a um homem e a uma mulher são iguais. Um médico tem de ser guiado pelo princípio da equidade no atendimento. Quanto ao câncer, os índices de cura contra tumores detectados rapidamente são positivos: 86% nos casos de leucemia e cerca de 80% quando se trata de tumor de mama, por exemplo, estamos ganhando a guerra. Romper estes mitos, pular essas barreiras é a chave do sucesso na vida e na saúde.
Milton Antonio Leitão – É farmacêutico bioquímico – Consultor da Farmácia de Manipulação Formula Athiva – Rua Regente Feijó – 118. Fone 3813-1499 / 3813-1586
 
Fonte: Milton Leitão

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

585 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções