Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Abril de 2024
Notícia
08/03/2014 | Milton Leitão: Hora de colocar a vida em dia
Não tem mais jeito, aquela lista de promessas que costumamos fazer no começo do ano não pode mais esperar, porque, por uma questão de cultura, a vida começa mesmo só depois do carnaval. Agora é hora de retomar a rotina de uma vida normal e lutar para colocar os planos e projetos em dia.
Claro que entre tantas promessas, uma feita em nove de dez pessoas, emagrecer, e criar um estilo de vida diferente. Na cabeça de todos vem à famosa frase “vou me desintoxicar”, agora com um nome muito mais chique e atrativo dieta detox. Com suas mais diferentes vertentes e formas, o suco começou verde e agora a moda é o rosa, será que ainda estamos em fase de verde e rosa da mangueira?
Segundo especialistas, nutricionistas e nutrólogos há um mito de que a dieta detox emagrece, ela ajuda o metabolismo a funcionar melhor e vai dar um impulso para a reeducação alimentar. Ninguém pode viver de dieta detox por toda a vida e nem viver de dietas restritivas em longo prazo. Porém, de acordo com Simon Brookes, do departamento de fisiologia da Universidade Flinders (Austrália), dietas de desintoxicação e terra do nunca são a mesma coisa. Segundo ele nossos rins, fígado e trato gastrointestinal são projetados para remover ou neutralizar as toxinas dentro de horas depois de elas serem ingeridas, explica o professor. Assim, a idéia de que você pode de alguma forma complementar isso com uma bebida milagre ou dieta de uma semana é um “disparate”.
Existem sim alimentos que são temogênicos, outros funcionais, mas todos precisam da indicação de profissionais capacitados para te acompanhar.
Em caso de duvida observar se o prato está colorido também é fundamental: o recomendado é que dois terços ou metade dos alimentos sejam folhas, vegetais e verduras, além de carboidratos bons e proteínas em quantidades necessárias para cada individuo. Para manter a motivação e o foco nos resultados, é possível estabelecer metas, como consumir mais frutas
Sempre é válido lembrar que se as restrições são maléficas o excesso também é
(bebida alcoólica, alimentos muito calóricos, açúcares de absorção rápida -refrigerantes e doces, por exemplo - e gordura saturada são igualmente prejudiciais porque se transformam em gordura, que se deposita no fígado, causando o que os médicos chamam de esteatose hepática.)
Portanto, o caso é muito amplo e complexo e antes de ir afoito cumprir sua primeira promessa depois do carnaval, use um pouco da segunda promessa - a de usar mais o bom senso e ser mais comedido. Boa Sorte. Feliz 2014.
 
Milton Antonio Leitão – É farmacêutico-Bioquimico CRFSP 11973 e Diretor das Farmácia FormulAtiva MIL.
 
Fonte: Milton Leitão

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1605 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções