Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Abril de 2024
Notícia
17/12/2014 | Milton Leitão: A vez dos homens: Cientistas criam anticoncepcional masculino
A sociedade está  em plena mudança, embora ainda apresente infelizmente setores conservadores e machistas é possível observar um aumento no quesito liberdade das mulheres. Com o avanço da medicina e a crescente urbanização – as mulheres passaram a ter cada vez mais acesso a educação e a participação no campo de trabalho. Os diversos métodos anticoncepcionais permitiram controle sobre os seus futuros, tendo livre arbítrio para a escolha ou não de  se tornarem mães. 
Métodos anticoncepcionais são diferentes formas de se evitar (prevenir) uma gravidez, impedindo que a fecundação (o encontro do óvulo com os espermatozóides) aconteça. Não existe um método anticoncepcional que seja o melhor para todas as pessoas. Cada método tem suas próprias características que podem ser mais atrativas para algumas pessoas e não para outras. Também a eficácia do método pode ser um fator muito importante para a escolha fazendo com que algumas pessoas escolham um método que não parece muito atrativo como injeções porque são percebidas como doloridas.  Além disso, alguns podem ter efeitos colaterais que se manifestam em uma porcentagem, habitualmente pequena, das pessoas.
Entre os métodos conhecidos, podem ser separado em forma de barreiras (onde se cria literalmente uma barreira física para a fertilização) como, por exemplo, as camisinhas ou até mesmo  o  diafragma, uma pequena cúpula feita de látex ou silicone, que deve ser introduzido na vagina momentos antes da relação sexual. Ele se encaixará na entrada do útero, obstruindo-o; os cirúrgicos, como a laqueadura e a vasectomia ou os conhecidos como hormonais ou químicos como a pílula do dia seguinte, o DIU, ou a famosa pílula anticoncepcional.
O uso da pílula contraceptiva  era até então de uso exclusivo das mulheres,  é um comprimido que tem em sua base a utilização de uma combinação de hormônios, geralmente estrogênio e progesterona sintéticos, que inibe a ovulação. Mas, Para as mulheres com mais de 35 e fumantes; diabéticas; hipertensas ou com outras condições médicas, a popular pílula anticoncepcional é contra-indicada, por isso Cientistas estão desenvolvendo uma pílula contraceptiva para os homens, com 99% de efetividade e poucos efeitos colaterais. A pílula, derivada de um arbusto da Indonésia, aparentemente permite ao homem produzir espermas que não deixem a mulher grávida. Os 30 anos de pesquisas e testes mostraram que os ingredientes ativos perturbam três chaves de enzimas do esperma, o enfraquecendo e transformando-o incapaz de fecundar  os ovos durante o processo de fertilização. Isto não interfere na quantidade ou qualidade da produção de esperma.
Espera-se criar uma fórmula onde o homem tome a pílula uma hora antes da relação sexual. Durante os testes em uma clínica com 350 homens, o contraceptivo mostrou-se 99% efetivo. Também se notou que a fertilidade masculina volta ao normal em um mês. Por enquanto, não há uma clínica farmacêutica responsável pela produção do anticoncepcional masculino. Acredita-se que a partir de 2016 a pílula estará disponível nos Estados Unidos e na Europa.
 
Milton Antonio Leitão – É farmacêutico-bioquímico – Consultor técnico da Farmácia de Manipulação Fórmula Athiva – Rua Regente Feijó, 118 – Fones 19 3813-1499/3813-1586.
 
 
Fonte: Milton Leitão

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

841 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções