Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Abril de 2024
Notícia
15/09/2014 | Milton Leitão: Alguns cuidados e benefícios para se expor ao sol
Em um país tropical como o Brasil, assim que o inverno vem chegando ao fim já começamos uma contagem regressiva para o tão esperado verão. O verão é a estação do ano favorita de mais de 75% dos brasileiros, a ansiedade começa logo no inicio de setembro com os primeiros indícios de dias mais quentes e a vontade de relaxar em uma piscina. Para esse verão, nada melhor do que investir em uma pele bonita, bronzeada e a cima de tudo, saudável.
Quando se fala em preparar a pele para exibi-la bonita e naturalmente bronzeada no verão, a dica mais ouvida é investir nas frutas e vegetais amarelo-alaranjados. Alimentos como cenoura, pimentão, abóbora, mamão, manga e os vegetais folhosos de cor verde-escura, como rúcula, couve, brócolis e espinafre. Eles são ricos em betacaroteno, um carotenóide (pigmento natural) e potente antioxidante, que auxilia na proteção das células do organismo contra a ação de radicais livres e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele. Os efeitos do betacaroteno podem ser observados a curto e  longo prazo. É fácil encontrar também cápsulas de betacaroteno, as quais garantem um bronzeado natural e duradouro após exposição ao sol. Os benefícios desta substância vão além da pele, por ser rico em vitamina A, combate os radicais livres, estimula o sistema imunológico e ajuda a manter altos níveis de anticorpos, sendo essencial para o crescimento correto e a saúde de todos os tecidos do organismo
Outro carotenóide que pode ajudar na saúde da pele é denominado como luteína, sendo mais encontrado em vegetais de folhas verdes como couve e espinafre, mas também é prevalente em kiwi, abóbora, uvas, brócolis, milho e muitas outras frutas e vegetais, bem como gemas de ovos e gordura animal e também é vendido em farmácias com a porcentagem correta para o uso diário. A luteína protege os olhos dos danos do sol – ou seja, é essencial na prevenção de doenças oculares como catarata e degeneração macular – como também é um excelente antioxidante além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da pele.
Não podemos esquecer do licopeno, presente nos tomates. Em questões da pele é capaz de retardar os efeitos do envelhecimento e prevenir rugas e também pode funcionar como um protetor solar interno, protegendo a pele dos raios ultravioletas prejudiciais, mas seus benefícios vão muito além, estudos mostram que o licopeno pode ser: antioxidante; prevenir o endurecimento das artérias e prevenir a osteoporose e o câncer de próstata.
Somando a isso não deve esquecer atitudes básicas, porém,  necessárias de serem repetidas: o uso de filtro solar toda vez que for se expor aos raios solares, e uma ótima hidratação para garantir a integridade da pele. Por último, devemos ajudar nosso sistema imunológico a manter a pele sempre saudável. Nesse sentido, ingerir bastante líquido e manter uma alimentação com menos gordura e açúcar permite que o organismo fique mais protegido contra doenças e infecções nos dias quentes.
Milton Antonio Leitão – É farmacêutico bioquímico – Consultor da Farmácia de Manipulação Formula Athiva – Rua Regente Feijó – 118. Fone 3813-1499 – 3863-5046
 
Fonte: Milton Leitão

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

914 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções