Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
17/06/2012 | Milton Leitão: Crianças e Adolescentes com Doenças de Adultos.

Quando falávamos em diabetes, hipertensão e colesterol alto, logo vinha a nossa mente um grupo de pessoas da terceira idade. Até pouco tempo atrás, essas doenças costumavam atingir apenas essa faixa, depois os adultos, acima de 25 anos. Mas hoje isso é coisa do passado, a cada ano aumenta mais o número de crianças e adolescentes que passaram a sofrer de males como a diabetes, hipertensão arterial e dislipidemia. As causas para o desenvolvimento dessas doenças podem ser tanto genéticas como por fatores culturais e psicológicos. Crianças cada dia mais vivem como pequenos adultos, sofrendo a pressão do dia-a-dia em relação a horários e rotinas, além de viverem em uma época onde a tecnologia está cada vez mais presente. Jovens que ficam em frente à TV e ao computador são totalmente sedentários. E ainda comem alimentos ruins, como salgadinhos e refrigerantes piorando assim sua saúde. 
Os pais podem ajudar a melhorar a saúde dos filhos com pequenas medidas, como levar mais em conta o valor nutricional dos alimentos que compram e incentivar a pratica de exercícios, em que além de ajudar a gastar suas energias, também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.
Entre essas doenças citamos a Hipertensão Arterial uma doença que se caracteriza pela elevação acima do normal da pressão sanguínea nas artérias. A prevalência em crianças é estimada entre 1% e 13%. A obesidade excesso de gordura no organismo, acima do nível considerado saudável. Existem perto de 4,5% de crianças e adolescentes no Brasil e 9,3 % com sobrepeso. E como uma consequência disso surge a Dislipidemia o aumento anormal das taxas de lipídios no sangue, como colesterol e triglicérides. Segundo a “folha saúde” uma das fontes de pesquisa deste texto um estudo realizado pela Unicamp, com 1.937 crianças e adolescentes entre 2 e 19 anos, mostrou que 44% dos entrevistados tinham níveis alterados de colesterol. Esses jovens estão mais propensos a terem problemas cardiovasculares.  Outra doença é a Diabetes, doença provocada pela falta absoluta ou relativa do hormônio insulina, fazendo com que ocorra uma elevação das taxas de açúcar no sangue. Segundo a FID (Federação Internacional do Diabetes), por ano, 70 mil crianças com menos de 15 anos desenvolvem o diabetes do tipo 1 (quando o corpo produz pouca ou nenhuma insulina).
Alarmante e muito preocupante é uma estimativa que diz que até 2040, o número de mortes por doenças cardiovasculares pode crescer até  250% no País. Levem seus filhos aos pediatras, avaliem a saúde dos mesmos e, se necessário, mude com eles seus estilos de vida e hábitos de saúde. A saúde pública do Brasil agradece.
 

Fonte: Milton Leitão

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

658 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções