Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
22/04/2015 | Milton Leitão: Falta de prevenção? Um caso de dengue a cada 20 segundos no Brasil
A educação em saúde é um campo multifacetado, para o qual convergem diversas concepções das áreas tanto da educação, quanto da saúde, as quais espelham diferentes compreensões do mundo, demarcadas por distintas posições político-filosóficas sobre o homem e a sociedade.
 Dessa forma, ao conceito de educação em saúde se sobrepõe o conceito de promoção da saúde, como uma definição mais ampla de um processo que abrange a participação de toda a população no contexto de sua vida cotidiana e não apenas das pessoas sob risco de adoecer.
“Estilo de Vida" é um conceito amplo que inclui a pessoa como um todo, e que tem muitos aspectos. Os aspectos do estilo de vida se combinam para influenciar a saúde individual em todas as áreas: Física, Mental, Espiritual e Social.
Um estilo de vida saudável ajuda a manter o corpo em forma e a mente aberta. Ajuda a nos proteger de doenças, e ajuda a impedir que as doenças crônicas piorem. Um estilo de vida saudável inclui boa nutrição, controle do peso, recreação, exercícios regulares, controle do nível de stress, realização de exames preventivos e o uso racional de medicamentos. Retomando este assunto do artigo passado, creio que um cidadão quando for dispensar um medicamento gratuitamente para uma pessoa, deva pelo menos observar o tempo que o mesmo vai ser usado, é ter a capacidade de fazer uma conta simples assim: se vai tomar duas vezes por dia, por dez dias, entregue a quantidade mais próxima a superior de vinte comprimidos que tiver em estoque, e não entregar um “punhado” de cartelas, que vai ficar estocado em casa e fazer falta para outros. Pasmem - isso acontece no Brasil. 
Um bom estilo de vida deve ser desenvolvido o mais cedo possível em sua vida - quanto mais jovem melhor; estes hábitos devem ser mantidos durante a vida adulta e na idade madura. Fatores modificáveis do estilo de vida são a causa de 50% das mortes (entre as 10 causas mais importantes), incluindo:- Doenças cardíacas, - Câncer, - Derrame cerebral, - Acidentes vasculares e Doença pulmonar crônica.
Simplificando, Educação em Saúde é a participação da população e dos profissionais da área de saúde, em atividades que visam à mudança do estilo de vida das pessoas em busca de criar o hábito de uma vida saudável.
Quando se fala em educar para a saúde, em mudar estilo de vida e outros conceitos, é primordial entender e fazer programas de saúde preventiva e não apenas programas de saúde curativa. Na data que escrevo este texto, chega ao meu conhecimento e ao de todos, que no Brasil a cada vinte segundos um caso de dengue está sendo notificado no País, fico imaginando os custos que o governo terá com o ônus que vai arcar com os cuidados para estes pacientes em si, e com as diversas, mais comentadas e sabidas ações contra o aedes aegypti. Imaginem, quando a dengue era caso isolado de um determinado lugar, poderia ser ali a falha, mas quando se espalha desta maneira, fica mais óbvio que faltou prevenção pública e dos cidadãos - estes por falta de educação em saúde - percebem a falta de programas específicos adequados em educar para a saúde? Este é o exemplo mais claro que posso dar como programa de  saúde  preventiva como forma de economia aos cofres públicos. 
Prevenir doenças custa muito menos para nós e para os cofres públicos. Pensem nisso!
 
Milton Antonio Leitão – É farmacêutico bioquímico – Consultor da Farmácia de Manipulação Formula Athiva – Rua Regente Feijó – 118. Fone 3813-1499 / 3813-1586
 
Fonte: Milton Leitão

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1121 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções