Carregando aguarde...
Itapira, 20 de Abril de 2024
Notícia
09/10/2012 | Milton Leitão: Nem tudo são flores na Primavera.

A primavera é a estação das flores, mas também da catapora, da rinite, da conjuntivite, da leptospirose e do início da dengue. A estação, que começou dia 23 de setembro, chegou trazendo algumas doenças: a varicela, mais conhecida por catapora, é uma infecção viral; e  as inflamações sazonais no nariz e olhos que podem ser de origem alérgica ou por baixa umidade do ar.
A catapora é uma doença altamente infecciosa causada pelo vírus varicela-zóster. Mais de 90% dos casos acontecem em pacientes com idades entre 1 e 9 anos. O surto é mais comum na primavera porque combina as variações climáticas da época, que favorecem a proliferação do vírus pelo ar, com a sensibilidade imunológica das crianças.
Os primeiros sinais da doença são febre, mal-estar, dor de cabeça e cansaço. Em um ou dois dias, surgem manchas avermelhadas na pele que dão lugar a vesículas cheias de líquido. Essas bolhas formam casquinhas que provocam muita coceira. O período de incubação da varicela dura em média 15 dias. A recuperação completa ocorre de sete a dez dias depois do aparecimento dos sintomas.
A doença é benigna, mas pode trazer complicações se contraída na idade adulta. A grande arma contra ela é a prevenção através de vacina, sendo preciso duas doses para garantir a total imunização.
Rinoconjuntivites -  Moramos num país tropical onde as estações do ano não têm características bem definidas. Muitas vezes ficamos mesmo é à mercê de frentes frias e mudanças bruscas de temperatura em qualquer período do ano e na primavera, o pólen se desprende das flores e fica pelo ar, facilitando que as pessoas entrem em contato com ele, o que pode causar irritações, resultando em conjuntivite e rinite alérgica, por exemplo.
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), de 10% a 20% da população do planeta sofrem com a rinite alérgica. Além dos ácaros, produtos químicos irritantes e medicamentos também podem desencadear a doença. Quem padece do mal conhece bem os sintomas desagradáveis:  crises de espirros, coriza, prurido e obstrução nasal.
Coceira nos olhos é uma das características da conjuntivite alérgica, assim como vermelhidão, lacrimejamento, fotofobia (intolerância à luz) e inchaço ao redor dos olhos. Esse tipo de alergia, está intimamente ligada à rinite. Por isso, são chamadas rinoconjuntivites. O conselho é procurar um alergista antes de tomar qualquer medicamento. O tratamento sintomático poderá incluir anti-histamínicos tópicos nasal e por via oral, além de colírio para aliviar o incômodo.(Lembrem-se, remédios só com receita médica).
Como o tempo fica mais chuvoso na primavera, é comum a propagação de doenças que podem surgir após o contato com a água contaminada, como a leptospirose. A principal medida é evitar andar com os pés descalços e entrar em contato com água de enchente.
O risco da dengue também cresce, uma vez que a elevação da temperatura após o período chuvoso favorece o desenvolvimento das larvas do mosquito transmissor da doença.
Por isso é bom tomar alguns cuidados básicos, pois com eles você poderá aproveitar melhor a estação das flores, é na primavera que renascemos para uma vida nova.


 

Fonte: Milton Leitão

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

704 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções