Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Notícia
27/04/2015 | Morre única sobrevivente da Casa da Morte de Petrópolis, no Rio

A única sobrevivente do centro clandestino de tortura Casa da Morte, de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, Inês Etienne Romeu, morreu hoje (27) aos 72 anos de idade. Inês passou cerca de dois meses na casa, onde foi barbaramente torturada, violentada e presenciou vítimas da ditadura militar serem torturadas e mortas.

Inês nasceu em Pouso Alegre (MG), mas se mudou para São Paulo ainda na juventude, quando entrou para a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR). Foi presa e sequestrada em maio de 1971, em São Paulo. Graças à luta da família e dos advogados, Inês foi entregue à Justiça e condenada à prisão perpétua, que a livrou da prisão clandestina. Ela foi também a última presa política da ditadura militar libertada no Brasil, oito anos depois, em 1979, pela Lei da Anistia. Em 2009, recebeu o Prêmio Direitos Humanos, na categoria Direito à Memória e à Verdade, entregue pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Inês ajudou as comissões da Verdade na busca do paradeiro de presos políticos desaparecidos e na identificação de torturadores. Em seu depoimento, ela relatou ter sido obrigada a cozinhar nua, na frente dos carcereiros, e ter sido estuprada duas vezes por um deles. Inês Etienne identificou nove militantes de esquerda assassinados, segundo ela, na Casa da Morte.

Em 2003, aos 61 anos, Inês foi atacada por um marceneiro contratado para um serviço doméstico, com vários golpes na cabeça, o que a deixou com limitações neurológicas. O marceneiro nunca foi identificado. Atualmente, ela morava em Niterói, região metropolitana do Rio.

Editor Stênio Ribeiro

http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2015-04/morre-unica-sobrevivente-da-casa-da-morte-de-petropolis-no-rio

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1359 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções