Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Abril de 2024
Notícia
21/09/2014 | Mostra apresenta 20 espetáculos de dança contemporânea na capital paulista

Com 20 espetáculos e duas exposições, além de outras atrações, a 8ª edição da Mostra do Fomento à Dança traz a expressão contemporânea para toda a capital paulista. São oito espaços, centros culturais e ruas da cidade que recebem, desde quarta-feira (17), projetos contemplados pela Lei de Incentivo à Dança. O evento vai até o próximo domingo (28).

?Uma coisa legal da mostra deste ano foi a expansão do evento, um pedido dos artistas, que queriam mostrar para toda a cidade como é rica a produção de quem faz a dança em São Paulo", ressalta o coordenador do Núcleo de Fomento à Dança da Secretaria Municipal de Cultura, Marcus Moreno.

A mostra deste ano foi construída em parceria com uma comissão de artistas escolhidos entre os beneficiados pelo fomento. Desde que foi implantado, em 2006, o incentivo à produção contemporânea atendeu a 220 projetos de 68 companhias. ?Do ponto de vista do fomento, sentimos que a produção é cada vez mais intensa?, destacou Moreno, ao falar sobre o impacto do programa na cena artística da cidade.

?Em decorrência do volume da produção, começaram a surgir outros profissionais envolvidos na dança, como iluminadores, cenógrafos, figurinistas, produtores e fotógrafos especializados nessa arte. Hoje, temos um mercado muito mais estruturado, que tende a crescer a cada vez mais?, avaliou Moreno

Parte dessa história poderá ser vista na exposição Décadas de Dança, de Célia Gouveia, uma das artistas que lutaram pela criação da lei que promoveu o incentivo a essa modalidade artística em São Paulo.  De acordo com o o coordenador do Núcleo de Fomento à Dança da Secretaria Municipal de Cultura, a mostra é fruto de uma sobre os trabalhos criados e registrados em fotos, vídeos e material de imprensa.

Também com o viés do resgate da memória, o Núcleo de Improvisação vai à Vila Maria Zélia, uma vila operária em ruínas, com o ensaio aberto Sob o Meu, o Nosso Peso. ?A Zélia é uma artista da dança que tem um histórico muito importante na cidade. E o bairro da Maria Zélia foi fundado pela família dela. Então, por meio da dança, ela está fazendo uma visita ao bairro",  disse Moreno.

Editor Nádia Franco

http://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2014-09/mostra-apresenta-20-espetaculos-de-danca-contemporanea-na-capital-paulista

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

873 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções