Carregando aguarde...
Itapira, 06 de Dezembro de 2019
Notícia
09/11/2014 | Multirão de limpeza recolheu muito lixo do Ribeirão da Penha

O expressivo aumento da vazão do Ribeirão da Penha nesta semana em função das chuvas que, finalmente, retornaram em bom volume, foi acompanhado no dia de ontem de uma ação coletiva desencadeada pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil. Funcionários destes órgãos promoveram na manhã de ontem uma limpeza na altura da captação de água e o resultado foi surpreendente.

Em pouco mais de três horas foi retirada uma montanha de detritos onde se sobressaíram garrafas pet, detritos plásticos, pneus, troncos de árvores e até um capacete. Segundo o biólogo da SAMA, Anderson Martelli, foi enchida uma carreta de trator com o que foi recolhido. “Por mais que a gente realize campanhas de conscientização, infelizmente as pessoas continuam maltratando os rios”, lamentou.

José Alair de Oliveira, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, que participou pessoalmente do multirão, disse que este tipo de ação deverá ser repetido futuramente. Ele defende que seja intensificada a campanha de esclarecimento junto a população para que não se jogue lixo nos cursos de água. “Teremos outras ações deste tipo, inclusive para debelar a vegetação daninha que facilita o acúmulo do lixo”, avisou. Adolfo Santa Luccia Junior, o Fifo, da Secretaria de Serviços Públicos, informou que neste período do ano é comum trabalho de limpeza e desassoreamento dos cursos de água. “Com a chegada da temporada das chuvas temos que deixar tudo em ordem”, asseverou.
 
O diretor-técnico do SAAE, Lucas Gardinalli, disse que o resultado foi satisfatório e que a remoção do entulho nas imediações do local de captação de água é um trabalho que é realizado regularmente. Satisfeito com as recentes chuvas - choveu segundo dados do próprio SAAE pouco mais de 70 mm até a tarde de ontem, mais de duas vezes o que choveu em todo o mês de outubro - ele disse que o nível no espelho de água junto à captação estava com mais de um metro e meio ontem à tarde.
 
 
.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1493 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2019 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções