Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Abril de 2024
Notícia
20/09/2014 | Município irá ganhar segunda estação metereológica

  

 Estrutura semelhante àquela mantida pelo Inmet na cidade

 

Embora as duas partes envolvidas ainda não pro­jetem uma data precisa para o início do seu fun­cionamento, está definido que a cidade terá até o final do ano, instalada no bairro Della Rocha III, junto à torre de TV, uma estação metereológica automática, resultado de uma parceria entre a Prefeitura e a Se­cretaria de Estado da Agri­cultura. As tratativas neste sentido seguem bastante adiantadas, segundo escla­receu o técnico de apoio à pesquisa, Alan Gomes, do IAC ( Instituto Agronômico de Campinas).

Gomes explicou que existe em andamento um projeto que prevê uma co­bertura de todo o estado de São Paulo com este tipo de cobertura e que Itapira e Santo Antonio da Posse serão as duas próximas cidades da microrregião a receber o benefício. “Em colaboração com a Prefeitu­ra de Itapira encontramos uma área compatível com as necessidades de insta­lação do equipamento. A rigor esta é a única con­trapartida da Prefeitura”, esclareceu. Ele avalia que se tudo correr conforme planejado, até o final do ano o equipamento deverá estar em operação.

Ele estima o custo de todo equipamento em torno de R$ 18 mil. “É uma estrutura que pos­sui vários componentes importados, por isso a gente prefere não fazer uma projeção a respeito do início do funcionamen­to”, comentou. O equipa­mento traz censores de tempo que avalia diver­sos itens como umidade relativa do ar, direção e velocidade dos ventos, temperatura ambiente e coleta informações sobre a quantidade de chuvas.

O INMET (Instituto Na­cional de Metereololgia), órgão ligado ao Ministério da Agricultura, tem em funcionamento desde no­vembro de 2007 um equi­pamento similar instalado dentro das dependências da Usina Nossa Senhora Aparecida. Para acessar suas informações basta acessar o site www.inmet.gov.br e procurar a janela Estações, depois Estações Automáticas, onde apare­cerá no cursor a relação de todas as cidades brasileiras divididas por estados e em ordem alfabética. Basta clicar em Itapira para saber os dados do município.

Gomes disse que sabia da existência do equipa­mento do INMET e até visitou o local onde está instalado durante suas andanças pela cidade. Ele disse que não existe qualquer sobreposição de interesses entre um e outro equipamento. “A cidade ganha com os dois equipamentos. Um oferece uma complemen­tariedade ao outro, já que estarão em pontos distantes um do outro. Assim como o equipamen­to do INMET, o nosso vai permitir acesso on line às informações coleta­das, que serão de muita utilidade para diversas finalidades, como estudos climáticos, informação ao público, para agricul­tores e principalmente para a Defesa Civil cujos responsáveis terão à sua disposição dados precio­sos para poder preparar suas ações em tempos de cheias e da seca”, avaliou.

Equipamento será instalado junto à torre de TV

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

856 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções