Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Abril de 2024
Notícia
15/12/2014 | Município sobe 14 posições no ranking do selo “Município VerdeAzul”

  


Em solenidade realizada na tarde de quinta-feira, 12, no Palácio dos Bandei­rantes, em São Paulo, o go­verno paulista divulgou os resultados mais recentes do programa de gerencia­mento ambiental conhecido como Programa Município VerdeAzul. Idealizado há cinco anos, o programa listas os municípios que atendem a determinadas exigências que privilegiam o gerenciamento de resídu­os sólidos e programas de sustentabilidade.

Itapira, que ocupava até o ano passado a posição de número 44, foi reclassificada para a 30ª posição, a melhor entre todos os municípios integrantes, por exemplo , do Cisbra (Consórcio Intermunici­pal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas) do qual é parte integrante. Por suas ações na área de sustentabilidade, Itapira é entre todas as 42 cidades que compõe a bacia hidrográfica do Rio Mogi Guaçu aquela com melhores indicadores, recebendo premiação especial por causa deste fato. Dos 645 municípios paulista, apenas 180 cumpriram metas para receber o selo VerdeAzul. Sem este selo, os municípios têm dificuldades, por exemplo, para contrair financiamento oficial para ações na de saneamento ambiental.

O prefeito José Natalino Paganini (PSDB) recebeu na manhã de ontem o secretário de Agricultura, Abastecimen­to e Meio Ambiente, José Alair de Oliveira e o biólogo Anderson Martelli. Ambos estiveram representando o município na cerimônia de premiação. Paganini disse que a conquista é meritória e que deseja compartilhá-la com setores da sociedade que ajudam na execução de uma política ambiental séria e compromissada com o futuro. Ele mencionou a firme atuação do Comde­ma (Conselho Municipal de Meio Ambiente) e da Ascorsi (Associação dos Co­letores de Resíduos Sólidos de Itapira) como dois pon­tos altamente positivos que ajudaram Itapira a melhorar sua avaliação.

O chefe do Executivo considera que é possível melhorar ainda mais esta avaliação. “Estamos tra­balhando para fortalecer ainda mais a coleta seletiva. Temos condições efetivas de fazer isso e vamos fazê­-lo. Além disso estamos na fase final de licenciamento para a construção de um novo aterro sanitário, mais moderno e eficiente do que este que já temos”, aposta.

Oliveira listou uma série de ações que o município executa e que segundo ele pesaram na avaliação feita pelos técnicos do governo estadual,como campanhas de plantio de mudas de ár­vore, destinação de resíduos sólidos, como o ecoponto de recolhimento de pneus, vistoria da frota municipal, entre outras medidas em curso. “Estamos agindo na direção certa e precisamos dar continuidade a todo este processo”, finalizou.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

839 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções