Se quando você lembra de Suiça vem à cabeça chocolate, queijo e canivete Suiço, não tem problema. Mas é bom saber que o país é bem mais que isso. Você vai encontrar pessoas gentis e conscientes – mesmo quem tem carro opta pelo transporte público ou bicicleta, as ruas são limpas, tem muito verde e muita montanha, não se ouve buzina e os serviços parecem funcionar como as engrenagens dos precisos relógios que produzem. Para se ter uma ideia, o bilhete do Tram (espécie de ônibus elétrico) ou metrô é comprado em máquinas eletrônicas na rua, pois não há cobrador. A fiscalização pode vir de surpresa e se não tiver o bilhete, a multa é alta (por volta de CHF 100,00 Francos Suíços, ou mais de R$ 200,00), então não compensa burlar a lei e a maioria dos Suiços faz questão de andar na linha.
A Capital é Berna, uma cidade pequena com pinta de interior, que é cortada em U pelo limpo Rio Aare. Acredite, o rio é limpo mesmo. No verão as pessoas descem parte do rio nadando, mas precisa de coragem, pois a água é muito fria.
Começando o passeio no Centro Histórico encontramos ruas de pedras e calçadas sob arcos. As casas foram construídas acima de 6km de arcos, e a Avenida dos Arcos, como é chamada, traz variedade de lojas, cafés e restaurantes. São lojas de grifes famosas, mas tem também boutiques locais, mercearias, antiquários, floriculturas. Todas conservam a arquitetura medieval e algumas, como a Francesa Naf Naf conservou e restaurou a entrada original de mosaico de uma antiga peixaria. Uma dica gostosa é comer uma torta de queijo com vegetais do LEMP CAFE BAR (Gerechtigkeisgasse, 27), que fica num “porão” fashion e arrumadinho. Todas as delícias são preparadas pela proprietária, que abriu o próprio restaurante porque adora cozinhar, e servidas pela filha.
Um fato curioso, é que há muitas fontes pelo caminho da pequena Berna. São como “totens” coloridos, cada uma com uma história, um motivo diferente. Uma das fontes mais famosas é a Kindlifresserbrunnen, ou o engolidor de crianças. A foto dispensa comentários.
Em Berna também tem feira de rua vendendo vegetais, flores, frutas e claro, uma enorme variedade de queijos. Com a diferença que na Suíça as feiras são bem mais silenciosas. Toda terça e sábado tem barracas em Bundesplatz, que fica bem próximo ao prédio do parlamento, sede do Governo Suíço (Bundeshaus). Na frente do Palácio Federal tem inúmeros jatos d’água que jorram do chão sem avisar, e é a alegria das crianças que querem se molhar no verão. Difícil acreditar que essa informalidade toda acontece pertinho do lugar onde as mais importantes decisões do país são tomadas.
Se apreciar igrejas, vai gostar de visitar a St. Vincent’s Cathedral (ou Catedral de São Vicente). A porta principal é plena de esculturas detalhadas (234 para ser bem precisa) que ilustram, de um lado o céu e do outro o inferno – é o julgamento final. De que lado você vai ficar?
Vale a pena entrar e admirar os vitrais e o estilo Neo-Gótico.
Finalmente, hora de sentar em uma das mesas do lado de fora do moderno e aconchegante VOLVER BAR TAPAS CAFÉ (Rathausplatz, 8), relaxar, apreciar um menu de tapas e tomar uma BÄRNER MÜNTSCHI – típica cerveja Suíça, cujo nome significa beijo Bernese.
Dica da Nat: Não deixe de visitar o parque Rose Garden, subir até o Restaurante ROSERGARTEN que fica bem no alto, sentar na mesa da sacada e contemplar a vista da cidade. Se ainda sobrar tempo, visite o museu Paul Klee.
Até a próxima. Ainda na Suiça.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.