Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Notícia
20/05/2015 | Nino Marcati: Mais uma que se foi...

Desde que visitava a Festa de Maio para comer pipoca e andar no “tomovinho”, carrinhos que rodavam em circulo e tinham a direção boba, passaram por mim cinquenta e quatro festas. A cada uma ficava marcado a minha idade e a minha passagem até a fase em que meus filhos, pequenos, deveriam iniciar e manter a tradição. Na minha adolescência, a gente contava nos dedos a eternidade para a chegada do carnaval e da festa de maio. Hoje, tanto eu, como muitos contemporâneos a visitamos não pelo que ela ainda representa, mas pelo que ela deixou para trás. Lamentavelmente.

Não há como negar a importância histórica dessa festa às diversas gerações. Não podemos tirar dela a tradição centenária. Mas não podemos, também, continuar nos enganando, enquanto povo, imaginando que a tradição, sozinha e que pouca coisa lembra o século passado, possa mantê-la com o mesmo grau de importância. Tínhamos uma festa popular que concentrava todo mundo em volta da igreja São Benedito, que pontuava os acontecimentos, mesmo aos que não tinham qualquer vínculo religioso. A alma da festa era percebida.

Acertadamente, do ponto de vista religioso, os últimos padres da paróquia buscaram soluções para preservar os ritos do catolicismo e, como a sociedade não se movimentou no mesmo sentido, a festa popular foi transformada na melhor expressão do “a Cesar o que é de Cesar, a Deus o que é de Deus”. Hoje, temos três concentrações: a parte de cima, no entorno da Praça Mogi Mirim; a parte de baixo, onde ficam os brinquedos; a parte central, onde ficam a igreja e as barracas das entidades. Uma festa, literalmente, dividida.
 
Sobram as velhas queixas, como a invasão de comerciantes externos com produtos de qualidade duvidosa que levam embora boa parte do dinheiro que poderia ficar na cidade e que acaba faltando para que os devedores honrem seus compromissos. Sobram, também, os incômodos impostos aos comerciantes, moradores e ao trânsito da região atingida.
 
Problemas que poderiam ser suportados ou corrigidos em nome da tradição restaurada.
Será que Festa de Maio não comporta mudanças de forma a contemplar os interesses da paróquia São Benedito e do povo em geral, retornando-a no entorno da igreja, com uma única concentração? Ou, se for o caso, que ela atenda unicamente aos católicos, devotos de São Benedito, como todas as festas similares? Acho que logo estaremos nessa encruzilhada.
 
Sei que não é um assunto de solução simples. É aquela ferida que ninguém quer colocar o dedo para não assumir a culpa pela dor. E se a ferida não fechar?
Foto:André Santiago
Fonte: Nino Marcati

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1253 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções