Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Notícia
10/03/2014 | No Rio Manso, uma

Veja o vídeo: 

 

 

Foram inaugurados neste domingo, 9, os melhoramentos na estrada do Rio Manso, que fizeram, para os moradores da região, nascer uma nova estrada no município. O evento acon­teceu no núcleo residencial do bairro com a presença do prefeito José Natalino Paganini (PSDB), do deputa­do estadual Barros Munhoz (PSDB), do presidente da Codasp (Companhia de De­senvolvimento Agrícola do Estado de são Paulo), Jairo Machado Júnior, dos vereadores Carlinhos, Mauricio, Juliano, Machado, Joilson, Pedro e Zé Branco, dos secretários Fifo, Zé Alair, Luizinho, Estercita, além de outras autoridades, empresários, moradores do bairro e da cidade.
 
Todo o trecho que leva ao bairro Rio Manso foi totalmente re­cuperado e recebeu melho­ramentos que irão garantir a manutenção do pavimento em condições adequadas de uso. Para fazer a obra, a Codasp, atendendo pedido do prefeito José Natalino Pa­ganini e do deputado Barros Munhoz, investiu mais de R$ 1,8 milhão. “Esta é uma das principais vias da nossa zona rural e, graças ao apoio do deputado Barros Munhoz e à sensibilidade do governo do Estado, ela agora está se transformando em um ver­dadeiro modelo de estrada municipal”, afirmou o prefeito.
 
Os investimentos, to­talmente bancados pela Codasp, transformaram o acesso ao bairro do Rio Manso em uma nova estrada para o município. Onde antes havia dificuldade e perigo, agora existe um pavimento em terra totalmente recu­perado e preparado para suportar chuvas e outros danos potenciais.
 
Dividida em dois trechos, que respondem oficialmen­te pelo nomes de Estrada “Luís Cavenaghi” (na parte inicial) e Estrada “José da Rocha Carvalho” (final), a via recebeu inicialmente um amplo serviço de ter­raplenagem. Com isso, os 8,57 quilômetros que levam ao bairro já passaram a ter uma situação mais regular. Em seguida, toda a parte de nivelamento foi feita de acordo com as normas de terraplenagem e agrimensu­ra corretas. Para isso, mais de 179 mil metros cúbicos de terra foram movimentados pelas máquinas da Codasp.
 
O trabalho prosseguiu então com a instalação de 72 terraços para dissipa­ção de águas de chuvas ao longo de pouco mais de dois quilômetros. Neste trecho foram instaladas 21 linhas de tubos para coleta de águas pluviais. Este tra­balho, chamado de microba­cias pluviais, garante que a estrada permaneça durante um longo tempo sem danos de grande monta e que, ao ser feita a manutenção, as equipes tenham que recupe­rar apenas trechos isolados e de menor impacto.
 
Ao longo do trecho a Codasp ainda utilizou 4,8 mil metros cúbicos de pedra britada.

 

Com este serviço, a estra­da passa a ser modelo para a região, tendo servido como palco para um curso prático mi­nistrado pela Codasp para prefeituras. “Hoje podemos dizer que os moradores do Rio Manso estão deixando de lado uma rotina de aventura para chegar ás suas casas e ingressando em um tempo de conforto e segurança”, destacou o prefeito.
 
 
Evilásio e Terezinha, surpresos e emocionados,  no momento em que foram homenageados por Totonho Munhoz

 

Após a inauguração

A estrada ganhou novo visual, com mais segurança para os usuários

 

 

Máquinas dão últimos retoques na nova estrada

 

O prefeito José Natalino Paganini foi conferir de perto as obras da estrada

 

O deputado Barros Munhoz acompanhado do prefeito, vereadores e secretários durante a visita

Fotos: Renato Silva
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1248 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções