Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
04/03/2015 | Nutron completa 10 anos integrada ao portfólio de uma das maiores empresa do mundo

  

O dia 25 deste mês as­-sinalou a passagem da dos 10 anos da inauguração oficial da Nutron em Itapira. A empresa foi classificada na época como uma das grandes conquistas do se­tor industrial da cidade, numa fase em que durante os dois últimos mandatos de prefeito do atual depu­tado estadual José Antonio Barros Munhoz (de 1997 a 2004) a cidade atraiu deze­nas de novas empresas, a Manufatura de Brinquedos Estrela e a Nutron, perfila­das lado a lado no Distrito Industrial criado em Barão Ataliba Nogueira, na SP 352 (Itapira-Jacutinga-MG).

A vinda da Nutron a Itapira - na época já era uma promissora empresa do setor de nutrição animal - envolveu muitas tratativas entre os seus fundadores e a administração municipal. O martelo foi batido no come­ço da década de 2000, com o compromisso da Prefeitura colaborar com o processo de edificação do futuro prédio. Eram fundadores e proprietários da empresa os empresários Luciano Roppa, Abílio Tardini, Gabriel Jorge Neto e Mário Penz, este último notável cientista do setor de Zootecnia.

A empresa foi criada ori­ginalmente em Campinas no ano de 1994 e chegou a ter uma unidade no Estado do Paraná antes de assumir o projeto de instalação em Itapira. Com o decorrer dos anos os sócios-fundadores se desligaram do empreen­dimento para alçar vôo solo.

A marca mais visível da presença dos antigos sócios em Itapira é a em­presa Novagem, surgida de uma aposta de Gabriel Jorge Neto, que adquiriu a Fazenda Talismã, transfor­mada posteriormente no quartel general do trabalho pioneiro desenvolvido por seu filho, Pedro Nacib Jorge Neto, numa empresa de alta tecnologia no ramo do de­senvolvimento de embriões e fertilização in vitro.

Na qualidade de uma das empresas do setor que mais crescia em todo o Brasil no conceito do público consu­midor, a empresa acabou tendo seus ativos adquiridos pela Cargill Alimentos, em 2007. A Cargill, empresa de origem norte-americana com 150 anos no setor de alimentação, está presente em 67 países e emprega cerca de 145 mil pessoas.

Muitas pessoas desco­nhecem, mas é muito grande a chance de comerem no almoço ou no jantar um suculento bife com matérias­-primas de alta qualidade produzidas na fábrica da Cargill Alimentos, em Itapira. O mesmo pode ocorrer com o filé de frango, a bisteca suína, um irresistível ovo frito ou até mesmo com o leite que tomam no café da manhã.

Mas como isso pode ser possível? Funciona assim: a Cargill produz suplemen­tos vitamínicos e minerais altamente eficientes e se­guros na Unidade de Itapira – considerada uma das mais bem estruturadas no Brasil para a produção deste tipo de produto. Depois, estes suplementos vitamínicos e minerais são adicionados às rações de bovinos de cor­te, vacas leiteiras, frangos, galinhas e suínos.

“No momento em que comemoramos os 10 anos da fábrica da Cargill Ali­mentos de Itapira, não podemos deixar de des­tacar a satisfação de ter conquistado tanta impor­tância na produção bra­sileira de alimentos nem de reconhecer o empenho dos mais de 300 colabo­radores de Itapira, Mogi Guaçu, Jacutinga, Mogi Mirim, Campinas e outras cidades da região, que diariamente cumprem com comprometimento e profissionalismo seus importantes compromis­sos”, avalia Ronaldo de Oliveira Faria, gerente da Unidade.

Além da fabricação de 230 toneladas por dia de insumos utilizados na com­posição de rações animais, a Unidade de Itapira con­ta com um laboratório de matérias-primas e produtos acabados que é referência nacional e internacional. Além disso, trabalha com uma variedade de aproxi­madamente mil produtos diferentes para atender cerca de mil clientes espa­lhados por todo o Brasil. A Unidade também tem um centro de distribuição de matérias-primas, que atende outras duas fábricas da Cargill Alimentos: Toledo (PR) e Chapecó (SC).

“Os produtos que saem da Cargill em Itapira ajudam a alimentar não apenas as famílias da região, mas mi­lhões de pessoas espalhadas pelo país e pelo mundo. E isso não é tudo: os su­plementos vitamínicos e minerais produzidos aqui são utilizados por muitos de nossos clientes que expor­tam carne suína, bovina e de frangos para vários países das Américas, Europa e Ásia. Ou seja: o que fazemos aqui ajuda o Brasil a exportar carnes e gerar riquezas”, explica Ronaldo Faria.

Compromisso social

Mas não é a apenas a produção de insumos para rações que move a Cargill Alimentos em Itapira. A em­presa faz parte da unidade da divisão de Nutrição Animal do grupo Cargill (uma das maiores organizações de produção e processamento de alimentos do mundo, com faturamento de US$ 137 bilhões (dados de 2013), que está presente nos cinco continentes e tem mais de 143 mil colaboradores (o dobro de toda a população de Itapira, por exemplo) e valoriza, e muito, o seu maior patrimônio: as pes­soas. Esse compromisso motiva a unidade de Itapira a realizar várias ações sociais com a comunidade local. Alguns exemplos recentes: fornecimento de alimentos e produtos de higiene pes­soal para o asilo de Itapira, a Casa da Criança e a Casa Transitória e cestas básicas para a campanha “Natal Solidário”.

“Novas iniciativas que valorizam os colaboradores da Cargill Alimentos e as comunidades locais estão programadas para o decor­rer de 2015. Essas ações representam uma peque­na retribuição da empresa às pessoas da região, que tanto têm valorizado nossa presença aqui, com o seu trabalho e respeito”, ressalta o gerente Ronaldo Faria.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

921 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções