Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Setembro de 2020
Notícia
01/11/2011 | Otan deve começar hoje a retirada de tropas da Líbia

Oficialmente, o comando da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) deixará hoje (31) a missão na Líbia. Os comandantes anunciaram que pretendem retirar as tropas a partir desta segunda-feira. Em comunicado divulgado no dia 28, a entidade informou que os contatos com o governo de transição serão mantidos e, se necessário, haverá apoio para garantir a segurança aos civis.

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, disse que a entidade  “cumpriu plenamente” a missão, definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para “proteger o povo da Líbia, fazer cumprir a zona de exclusão aérea e o embargo de armas”. Segundo ele, foi uma das atividades “mais bem-sucedidas da história da Otan”.

Na semana passada, o Conselho de Segurança da ONU aprovou, por unanimidade, a resolução que põe fim à autorização para o uso de forças militares na Líbia. A decisão foi tomada apesar dos pedidos do governo de transição líbio para que a missão seja prolongada por mais um mês.

Desde março, as tropas estrangeiras da Otan estão na Líbia. Sob a liderança dos norte-americanos, franceses, italianos e britânicos, os militares disseram que a missão deles era proteger os civis ameaçados pelas forças de Muammar Khadafi, ex-presidente líbio morto no último dia 20. No entanto, há relatos de que houve bombardeios e troca de tiros constantes.

O governo da presidenta Dilma Rousseff se absteve de apoiar a intervenção militar na Líbia. Para as autoridades brasileiras, o ideal é buscar a paz por meio do diálogo e da negociação.

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1151 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções