Carregando aguarde...
Itapira, 06 de Abril de 2020
Notícia
25/01/2017 | Para Carlos Sampaio, novo ministro do STF tem que ser escolhido ‘com tranquilidade’

 Para Carlos Sampaio, novo ministro do STF tem que ser escolhido ‘com tranquilidade’

Deputado federal avalia que Temer sabe a importância de indicar um nome à altura para substituir Teori Zavascki

 

 

O deputado federal e vice-presidente do PSDB, Carlos Sampaio (SP), disse nesta terça-feira (24/1) que a escolha do substituto do ministro Teori Zavascki - morto em um desastre aéreo em Paraty (RJ), na última quinta-feira (19) -, no Supremo Tribunal Federal (STF), terá de ser feita com muita tranquilidade pelo presidente da República, Michel Temer.

Sampaio afirmou que Temer acertou ao aguardar a definição, pelo STF, do novo relator da Lava Jato, antes de indicar um ministro para a vaga de Teori. “O Temer, como constitucionalista que é, sabe a importância de indicar alguém que a própria sociedade olhe e fale este, de fato, é um conhecedor do Direito e vai fazer justiça na mais alta Corte do país. É um nome que o Temer tem que escolher com muita tranquilidade”, disse Sampaio.

O parlamentar – que foi líder do PSDB na Câmara e coordenador jurídico do partido – também afirmou que a morte de Teori “abalou a todos”. “Como coordenador jurídico do PSDB, eu estive com o ministro Teori em várias oportunidades. E ele era de uma fidalguia, de uma elegância e de um equilíbrio e bom senso marcantes. Uma pessoa avessa aos holofotes e 100% técnico”, disse.

 

Eleição na Câmara

Sampaio também falou sobre a eleição para a nova Mesa Diretora da Câmara. A Constituição proíbe a reeleição de presidentes no Legislativo eleitos para mandato de dois anos, o que vem provocando uma polêmica envolvendo a possível candidatura de Rodrigo Maia, atual presidente. “Como ele (Maia) não foi eleito para um mandato de dois anos, mas sim de apenas 6 meses, ele pode ser candidato. Quem defende a tese da literalidade da Constituição são juristas renomados”, explicou Sampaio.

“Até dentro do próprio Supremo existe essa perspectiva real de conceder-se a recondução, quando o mandato não é de dois anos, ou, minimamente, de a Corte entender que não é o caso de ela intervir numa questão que é ‘interna corporis’, ou seja, uma questão interna do Parlamento. Então eu tenho a segurança que o Rodrigo Maia será candidato sem nenhum questionamento jurídico que possa inviabilizar a sua recondução.”

 

Economia

O parlamentar comentou ainda sobre as perspectivas da economia para os próximos meses. E manifestou otimismo com a possibilidade real de retomada do crescimento neste ano. “O mundo já passou a olhar o Brasil com outros olhos, os investidores já viram que aqui está havendo uma mudança de rumo. Não quer dizer que em 2017 resolveremos tudo, mas as pessoas têm clareza que essa transição de 2017 para 2018 será muito profícua, infinitamente melhor do que passamos em 2016”, afirmou. E concluiu: “Isso me deixa muito feliz, porque acertamos ao permitir que o Brasil tivesse um fôlego e corrigisse seus rumos com o afastamento da Dilma e a posse do Temer”.

 

 

 

 

Saiba mais

Carlos Sampaio tem 53 anos, está no quarto mandato de deputado federal e é vice-presidente nacional do PSDB. Foi líder do partido na Câmara por duas vezes (2013 e 2015). É natural de Campinas (SP), onde foi vereador e secretário municipal de Segurança Pública. Também foi deputado estadual. Formado em Direito, é procurador de Justiça licenciado, tendo atuado em várias cidades dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Em 2013, foi apontado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) como o oitavo parlamentar mais importante do Congresso Nacional e, em 2016, como o melhor deputado federal do Estado de São Paulo e o terceiro melhor do País, pelo site Atlas Político.

 

 

 

 

www.carlossampaio.com.br

www.facebook.com/DeputadoCarlosSampaio

www.twitter.com/carlossampaio_

 
 
 
 
 
Ricardo Alécio
Assessoria de Imprensa | Deputado Federal Carlos Sampaio (PSDB-SP)
Celular e Whatsapp: (19) 99602-3773
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

307 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções