Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
18/03/2016 | Parceria inédita Prefeitura-Bairral cria novo CAPS em Itapira

 Um entendimento inédito entre a Prefeitura de Itapira e o Instituto Bairral de Psiquiatria vai resultar na criação, nas próximas semanas, de um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no município. Pela primeira vez uma instituição médico-psiquiátrica privada vai gerenciar uma unidade do gênero, que normalmente é administrada pelo Poder Público. O ineditismo do empreendimento é estadual e, provavelmente, nacional, uma vez que tanto a Prefeitura como o Bairral desconhecem iniciativas semelhantes. “Gostamos de inovar, e a Prefeitura está nos dando mais esta oportunidade”, afirmou o presidente do Conselho de Administração do instituto, Alberto Luís de Mello Rosatto, em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, ao lado do prefeito José Natalino Paganini e da secretária de Saúde do município, Rosa Iamarino.

            Para instalar o novo CAPS, que funcionará inicialmente no espaço hoje ocupado pelo Ambulatório de Saúde Mental mantido pelo Bairral e pela Prefeitura, serão utilizados recursos do governo do Estado, obtidos pelo prefeito Paganini com apoio do deputado Barros Munhoz. Serão também usadas verbas federais que complementarão os valores recebidos inicialmente e que, em seguida, serão as fontes principais de sustentação do serviço. “Agradeço aqui ao deputado Barros Munhoz e ao prefeito Paganini, pois sem estes convênios e o apoio dado por eles seria difícil tocar estes empreendimentos”, afirmou Rosatto.

            Em uma segunda etapa, o CAPS deverá ocupar a antiga Vila das Viúvas, uma área na Vila Bazani, nas proximidades da sede do Instituto Bairral, que será adaptada para o acolhimento dos pacientes. O atendimento no CAPS acolherá inicialmente cera de 50 pacientes. Com o trabalho feito na unidade, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que eles sejam reinseridos na comunidade e na família.

O CAPS é um serviço de atenção e acolhimento de portadores de transtornos mentais. Nos moldes previstos no convênio, a unidade a ser instalada atenderá portadores oriundos de residências terapêuticas tipo II, que não têm dependências químicas mas que têm dependências psiquiátricas. “A ideia é fazer um acolhimento mais humano”, afirmou Rosatto.

O prefeito Paganini lembrou na entrevista a importância do Instituto Bairral no município e dentro deste convênio como parceiro atuante. “É uma instituição de renome internacional que se une a nós em uma iniciativa pioneira, que trará, com certeza, resultados magníficos”, afirmou. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1644 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções