Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Abril de 2024
Notícia
25/03/2015 | Parlamentares discutem com Levy indexador da dívida dos estados e municípios

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, recebe neste momento, em café da manhã, parlamentares integrantes da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para discutir as medidas fiscais que o governo vem adotando para melhorar o resultado das contas públicas.

Ao chega no ministério, a senadora Vanessa Grazziotin ( PCdoB/AM) admitiu que, entre os assuntos, deve estar a regulamentação do indexador da dívida dos estados e municípios, aprovado ontem (24) na Câmara dos Deputados.  A parlamentar disse que a reunião já estava marcada antes da sessão de ontem, na Câmara, quando foi aprovado um projeto que obriga a presidenta Dilma Rousseff a regulamentar em até 30 dias a troca dos indexadores das dívidas de estados e municípios com a União.

?Não é um momento fácil. Precisamos ter isso claro, que não é um problema de governo. Isso é um problema de Estado. É um problema de mundo. Dizer que é um delírio do governo federal afirmar que estamos sofrendo uma influência da crise internacional é um absurdo. Alguns países sofreram antes, nós estamos sofrendo agora.  Não é a primeira vez que o Brasil passa por isso e não é o primeiro governo também", disse a senadora.

Grazziotin destacpi que só com o diálogo será possível encontrar os caminhos que devem ser adotados para um ajuste fiscal já que há um consenso entre a oposição e a situação sobre a necessidade dos ajustes.

O senador Delcídio Amaral (PT-MS) elogiou a iniciativa do ministro Joaquim Levy de convidar os parlamentares para discutir as questões da economia. Ele admitiu também que um das questões a serem tratadas é a questão do indexador.

?Acho que a pauta federativa é também importante. Eu conversei com o ministro Levy na semana passada. A questão do ICMS, que começou com a guerra dos portos, e o comércio eletrônico vai prosseguir. O que aconteceu ontem reitera isso. Os estados e os municípios estão em uma situação muito difícil?, argumentou. Na avaliação de Delcídio é inegável que sem uma solução para a dívida desse entes praticamente fica inviabilizada a gestão pública.

?Os estados não tem como investir em saúde, educação e infraestrutura, por exemplo. Então é uma questão que merece uma atenção especial. Esse assunto pacto federativo vai voltar novamente à tona e será tratado, não tenho dúvidas?.

O senador Fernando Bezerra (PSB-PE) disse que espera um ?café gostoso? preferiu não entrar no assunto a ser tratado com Levy. O parlamentar não quis falar sobre a expectativa dele sobre a reunião, mas admitiu que espera discutir com ministro Joaquim Levy a votação sobre o indexador da dívida dos estados. Já o senador José Pimentel informou afirmou que esse é um assunto já resolvido.

Editor Marcos Chagas

http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2015-03/parlamentares-discutem-com-levy-indexador-da-divida-dos-estados-e

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

846 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções