Carregando aguarde...
Itapira, 23 de Abril de 2024
Notícia
31/07/2015 | Petrobras começa a extrair óleo no projeto Iracema Norte, na Bacia de Santos

A Petrobras informou que a plataforma Cidade de Itaguaí entrou em operação hoje (31). Com isso, começou a produção do Projeto Iracema Norte, localizado no campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos, na costa sul do Rio de Janeiro. A área de Iracema Norte está na concessão BM-S-11, operada pela Petrobras (65%), em parceria com a BG E&P Brasil Ltda (25%) e Petrogal Brasil S.A. (10%).

De acordo com a companhia, a plataforma Cidade de Itaguaí é do tipo FPSO ? sigla em inglês para unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência. Ela vai transferir petróleo ancorado em profundidade de 2.220 metros, a cerca de 240 quilômetros da costa. A capacidade de processamento diário é de até 150 mil barris de petróleo por dia (bpd) e de 8 milhões de metros cúbicos de gás. O pico de produção de 150 mil bpd deve ser atingido só no início de 2017. A plataforma pode armazenar 1,6 milhão de barris de petróleo.

Segundo a Petrobras, a plataforma Cidade de Itaguaí será conectada a oito poços produtores e a nove injetores. O primeiro poço interligado à plataforma, o 7-LL-36A-RJS, tem possibilidade de produzir diariamente 32 mil barris. A empresa informou também que o petróleo na área de Iracema Norte é de elevada qualidade e de média densidade (30º API). Ele será escoado por navios aliviadores.

A construção e integração de módulos da plataforma no Brasil ficaram a cargo de estaleiros de Itaguaí e de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, e de São Sebastião, em São Paulo.

Editor Stênio Ribeiro

http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2015-07/petrobras-comeca-producao-no-projeto-iracema-norte-na-bacia-de-santos

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

843 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções