Carregando aguarde...
Itapira, 23 de Abril de 2024
Notícia
15/04/2016 | Pianista aclamado no Japão faz concerto com a Sinfônica de Piracicaba
Sinfônica de Piracicaba recebe pianista
Amaral Vieira em concerto beneficente

A Orquestra Sinfônica de Piracicaba recebe o pianista José Carlos Amaral Vieira como solista no segundo concerto da Temporada 2016, no sábado, 16, às 16h30 e às 20h30, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. As apresentações são em prol do Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade, com a troca de ingressos por um quilo de alimento não-perecível. A realização é do Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal da Ação Cultural, com patrocínio da Raízen, Hyundai e Caterpillar Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Regente titular e diretor artístico da Sinfônica, o maestro piracicabano Jamil Maluf explica que o programa de abril traz ao público obras pouco conhecidas e “que se constituem em verdadeiros tesouros musicais”. Trata-se da peça Wanderer Fantasy, considerada uma das mais virtuosísticas para piano, produzida por Schubert em 1822 e transcrita para piano e orquestra pelo compositor húngaro Franz Liszt, e a Sinfonia em Mi menor, de Alexandre Levy, representativa obra do período romântico brasileiro.

Nascido na capital paulista em 1952, Amaral Vieira apresentou-se em todos os continentes, sendo o mais conhecido artista brasileiro dentro de sua área no Japão, onde fez mais de 280 apresentações. É autor de mais de 500 obras nas mais variadas modalidades. Foi eleito, em 1999, membro da Academia Brasileira de Música. “Amaral Vieira é o pianista com quem eu fiz o maior número de apresentações conjuntas. É um músico completo, pois junta o refinamento do pianista com a perspicácia do talentoso compositor”, contextualiza Jamil Maluf.

O maestro explica que a OSP dá, cada vez mais, destaque à execução da melhor música brasileira. “Compositores como Alberto Nepomuceno, Alexandre Levy e o nosso Ernst Mahle vêm frequentando a programação, que faz questão de valorizar os talentos nacionais. Também na música popular marcamos presença, principalmente com o concerto que será realizado em junho, com o jovem virtuose do bandolim, Fabio Perón, tocando obras brasileiras”, adianta o regente titular da OSP.

Excepcionalmente em abril, os ingressos começaram a ser trocados na quarta-feira, 13, na bilheteria do Teatro do Engenho, das 15h às 18h, procedimento que segue até a sexta-feira, 15. Os ingressos retirados com antecedência têm validade até 15 minutos antes de cada concerto e as poltronas remanescentes serão liberadas a quem estiver no teatro no ato das sessões. A capacidade do Teatro do Engenho é de 422 lugares.

Desde a abertura da temporada, a OSP adotou uma nova dinâmica nos horários das apresentações: às 16h30 começa a palestra O Meu Concerto de Hoje, em que o maestro Jamil Maluf conversa com a plateia e responde as perguntas de forma descontraída. Na sequência, às 17h, tem início o ensaio geral aberto ao público, e às 20h30, o concerto noturno.

A Temporada 2016 da OSP é realizada com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural. No concerto de abril há o patrocínio da Raízen, Catterpilar Brasil e Hyundai, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Os apoiadores culturais são a Rádio Educativa FM, Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle), Sociedade de Cultura Artística, Maison Vivenda Buffet, Jornal de Piracicaba e Revista Arraso.

DIDÁTICO – Na sexta-feira, 15, a Sinfônica de Piracicaba dá continuidade ao projeto didático ABC do Dó Ré Mi, concebido para desvendar o mundo da música erudita aos estudantes da rede municipal de ensino. A iniciativa é uma realização da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal da Ação Cultural.

O ABC do Dó Ré Mi costura música e teatro. Além da execução de obras consagradas, os músicos fazem uma aula introdutória sobre todas as famílias dos instrumentos, suas funções, elementos e características. O programa é apresentado por 18 músicos da OSP, estagiários e profissionais, e pelo ator Washington Poppi, que guiam as crianças pelo maravilhoso mundo dos sons.

A primeira apresentação, às 9h, recebe 360 alunos das escolas Wilson Guidotti, do Jardim Tókio; Maria Pereira Penezzi, do Campestre; Mario Boscolo, do Alvorada; e Aracy de Moraes Terra, do Água Branca. A segunda sessão, às 10h, contempla 380 estudantes das escolas Edilene Marli Borghese, do Parque dos Eucaliptos, e Rachel de Queiroz, do Alvorada 3.
 

SERVIÇO –Temporada 2016 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, no Teatro Municipal Erotídes de Campos (avenida Doutor Maurice Allain, Parque do Engenho Central). Sábado, 16, às 16h30 (palestra O Meu Concerto de Hoje), às 17h (ensaio geral aberto) e às 20h30 (concerto noturno). Informações sobre ingressos: (19) 3413 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1407 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções