Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
09/11/2014 | Preço final da gasolina sofre aumento de R$ 0,10 em média por litro

Após praticamente um ano desde que foi anuncia­do o último aumento, a Petrobras anunciou na quinta-feira um novo aumento no preço dos combustíveis, que segundo o governo seria de 3% para a gasolina e 5% para o óleo diesel. Os proprietários de postos de gasolina, no en­tanto, mostraram-se céticos com relação a este tipo de anúncio.

Um empresário do setor disse que normalmente o anúncio oficial não reflete o que as companhias dis­tribuidoras repassam. “O aumento vem mais salgado, pode ter certeza. Depois a gente é que passa por bandido diante do consu­midor. Esse governo é uma vergonha”, protestou. Ele diz que fica difícil repassar integralmente a elevação dos custos ao consumidor final.

Marli Ferla Coloço, do Posto Coloço, disse que somente neste sábado teria condições de especificar o aumento. Ela disse que esperava da companhia distribuidora os novos valores. “Eu acho que o aumento não vai impactar de forma muito negativa o preço final. Eu calculo no caso da gasolina cerca de seis centavos por litro e no caso do Diesel a gente precisa examinar melhor a questão porque na semana passada já veio aumento”, comentou. Segundo seu entendimento havia uma espécie de clamor nacional por um aumento e por isso o consumidor não vai se assustar.

Para o empresário do setor de combustíveis José Augusto Chagas Audi, ape­sar do longo período sem anúncio de um aumento oficial, companhias distri­buidoras vem fazendo pe­quenos reajustes e acredita também que o percentual anunciado funciona mais para efeito de propaganda do governo do que para a realidade do dia-a-dia. “Não se trata de choradeira, mas da realidade: os custos crescem sem que possamos repassá-los ao consumidor”, lamentou. Audi considera ainda que este aumento será seguido de outros em breve. “A defasagem do preço interno, com o praticado em outros países ainda é grande. Acho que logo vem outro aumento por aí”, prognosticou.

Nas bombas

Durante o dia a maio­ria dos postos da cidade já havia fixado os novos valores e cuidava de avisar seus clientes. O preço da gasolina subiu em média dez centavos, assim como do óleo diesel.

Clayton Rostirola co­mentou ao abastecer seu veículo num posto da área central que estava espe­rando um aumento maior. “Acho que não vai pesar muito. Se for preciso a gente circula menos de carro”, disse. A fonoaudi­óloga Miriam Zachariotto disse que ficou satisfeita pelo fato do etanol ain­da estar sendo vendido a preços promocionais e que só abastece com o produto, que em alguns postos da cidade estava sendo praticado ainda no dia de ontem a R$ 1,60. “Eu viajo bastante e o peso do combustível acaba refletin­do nos meus ganhos, por isso, torço para que não haja aumento

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

667 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções