Carregando aguarde...
Itapira, 06 de Agosto de 2020
Notícia
27/07/2012 | Prefeito não deu, até agora, explicação sobre o caso Scapex

Na semana passada, noticiamos em primeira mão o imbróglio envolvendo a Prefeitura Municipal de Itapira e a empresa Scapex Indústria e Comércio Ltda, no que tange a disputa por um prédio localizado no distrito industrial “Juvenal Leite”. Para quem não se lembra, área em questão é de propriedade da municipalidade, mas foi objeto de cessão de uso à Scapex, através do Projeto de Lei Complementar n.º 4.788, de 02 de setembro de 2011.

 

 

Para tanto, o município estabeleceu como obrigação o funcionamento no referido imóvel pelo período de 05 (cinco) anos, bem como faturamento e geração de postos individuais de trabalho. Na mensagem enviada a Casa de Leis, o prefeito Toninho Bellini, informou ainda que a Municipalidade, através de seu Grupo Executivo de Incentivos Fiscais – GEIF, avaliou o não cumprimento dos encargos previstos na legislação, e que de acordo com fiscalização realizada no local, teriam chegado à conclusão que o imóvel não está sendo utilizado pela  empresa para o exercício de sua atividade industrial, já que conta com apenas um funcionário trabalhando no local, o qual exerce a função de porteiro. Já a empresa, através de seu proprietário Vanderlei Soares de Campos, informou que solicitou o imóvel em questão, com o intuito de montar uma fábrica de tubos industriais, matéria prima utilizada pela empresa na produção dos escapamentos. Informou ainda que vinha mantendo uma pequena unidade de serviço no local enquanto planejava os novos passos para o investimento e que, em meados de junho, após um forte trabalho de pesquisas de mercado e aquisição de maquinário específico, deu-se início de fato à estruturação do prédio, adequando-o à nova realidade da empresa, e que por isso precisou esvaziar o prédio.

 

 

Esta semana, após retorno do período de férias, o prefeito Toninho Bellini não se manifestou sobre o caso, tampouco convocou a direção da empresa para o diálogo. O projeto que autoriza a venda do prédio continua sob análise das comissões permanentes na Câmara Municipal.

Nesta quarta-feira, durante a inauguração da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota, o governador Geraldo Alckmin falou sobre a crise no setor. Segundo o governador, apesar de São Paulo ter o maior parque industrial do país, é justamente este o setor de peças e montagens o mais afetado, tendo em vista a alta carga tributária e o crescimento das importações, levando a diminuição da produção.

“Mas temos notícias positivas também. As indústrias vão crescer pouco em nosso país este ano, mas temos exemplo como a Scapex aqui em Itapira que vem crescendo a passos largos, com previsão de grandes investimentos. Além disso, estamos trazendo mais 4 grandes montadoras para o estado, sendo a Toyota (Sorocaba), Hyundai (Piracicaba), Comil (Lorena) e Sheryl (Jacareí).  

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1335 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções