Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Abril de 2024
Notícia
31/07/2015 | Prefeitura Mogi Mirim - Caravana da Inclusão

 Mogi Mirim sedia Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania

Evento será realizado no dia 07, na Rede Lucy Montoro, com apoio da Prefeitura


A conscientização sobre os diretos das pessoas com deficiência em diversos ramos de atividade será tratada durante a 6ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, que acontece no dia 07 de agosto, das 9h às 17h, no prédio da “Rede Lucy Montoro”, que fica na Rua Pedro Simoso, 249, no bairro Saúde. Não é necessária inscrição prévia.

O evento é regional, tem apoio da Prefeitura e é promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado, com realização da Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo). A Câmara Municipal também apoia a iniciativa.

Participam representantes da Secretaria de Planejamento e Mobilidade Urbana de Mogi Mirim, da Polícia Militar, dos poderes públicos da região de Campinas, de conselhos municipais e diretores de instituições de inclusão social. Também é esperada a adesão de pessoas com deficiência e da sociedade civil.

A violência física ou moral, praticada contra pessoas com deficiência geralmente é doméstica, acontece em casa, e não é denunciada. A caravana desperta debates que resultarão em apoio a essas pessoas”, destacaram técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Um desfile de moda inclusiva, com modelos voltados às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, abre a caravana, às 9h. Alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) serão os protagonistas do desfile. Às 10h15, o Coral Vida Iluminada, da Unimed Regional da Baixa Mogiana, se apresenta. O coral é composto deficientes visuais.

Às 10h30, representantes da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho falam sobre o Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF). Serão apresentadas as ações desenvolvidas com foco na empregabilidade do trabalhador com deficiência e os serviços disponíveis para o trabalhador e empregador.

Durante o seminário, será apresentada a vocação da região para o mercado de trabalho, levantamento realizado pelo programa Via Rápido para o Emprego, do governo estadual. No período que antecede a caravana, a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho visita empresas locais para levantar oferta de vagas voltadas às pessoas com deficiência.

Às 10h45, o tema será “BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social) na Escola e no Trabalho”, a ser explanado pela Coordenação Estadual do programa, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social.

Às 11h, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência apresenta projetos ligados ao tema.

Na segunda etapa da caravana, será realizado o Encontro Regional sobre Violência contra Pessoas com Deficiência, envolvendo psicólogos e professores da APAE de São Paulo.

A partir das 14h, haverá uma explanação sobre os direitos das pessoas com deficiência. Na sequência, às 15h, as discussões giram em torno das características da violência contra as pessoas com deficiência e as formas de estruturar um trabalho em rede para prevenir e enfrentar o assunto.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

704 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções