Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
16/12/2014 | Prefeitura suspende efeitos de decreto que estabelecia Estado de Alerta

 

Desde sexta-feira, 12, deixou de vigorar os efeitos do Decreto 161/2014, que estabeleceu em outubro medidas especiais para consumo de água por parte da população e restrição à atividade de mineração que afetou diretamente algumas empresas cerâ­micas estabelecidas na cidade. Um outro Decre­to, o de nº 216, suspende temporariamente o efeito do Decreto nº 161/2014 e revoga o Decreto 159/169 segundo aquilo que foi publicado.

 

O presidente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), José Armando Mantuan reuniu na manhã de ontem representantes de veículos de imprensa para fornecer mais deta­lhes a respeito da decisão. Segundo expôs, o bom volume de chuvas registra­do em novembro afastou definitivamente qualquer risco de imprevistos na captação e distribuição de água, registrando que a medida anunciada pelo prefeito José Natalino Pa­ganini (PSDB) se prima pela sensatez.

 

Ainda de acordo com Mantuan, a população pode a partir de agora lavar carros e calçadas desde que de forma comedida, sem que isso se torne espécie de desrespeito ao bom senso. “Em toda situação deve-se observar limites toleráveis de consumo”, frisou. Segundo divulgou o SAAE, neste período foram expedidas 78 notificações para consumidores que estariam usando água de forma irracional, sem con­tudo, que alguma multa fosse aplicada. No geral, Mantuam disse que a po­pulação teve um compor­tamento muito elogiável e agradeceu a colaboração.

 

Fato inédito

 

No dia 14 de outubro a vazão do Ribeirão da Penha chegou a um ponto crítico, a menor em toda recente história, abaixo de meio metro no local de capta­ção de água. Para piorar, uma água turva carregada de argila descia o curso do Ribeirão, comprome­tendo equipamentos e causando interrupção do fornecimento para parte dos moradores durante algumas horas.

 

No dia seguinte, uma equipe da CETESB esteve na cidade a pedido do SAAE, para verificar a origem da argila. Diante dos fatos, o prefeito Paganini achou melhor a edição do refe­rido decreto, cercando-se dos cuidados necessários para que o abastecimento de água fosse priorizado em detrimento a outras atividades comerciais. As restrições à ativida­de extrativista tomadas naquela oportunidade, ficam cessadas também temporariamente.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1064 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções