Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Abril de 2024
Notícia
18/12/2014 | Prefeitura tenta remover idoso que mora em condições de alto risco na Vila Izaura

O setor de Promoção Social da Prefeitura está em fase final de negocia­ção para dar solução a um caso que tem tirado o sono das profissionais que atendem no Centro de Referência de Assis­tência Social, o CRAS I. Um idoso, morador da Rua Ari Barroso, na Vila Izaura, enquadrado dentro de situação de vulnera­bilidade social, resiste à ideia de abandonar o imóvel de sua proprieda­de, cujas condições atuais oferecem extremo risco.

O caso vem sendo acompanhado desde fe­vereiro, quando o assunto foi levado para o CRAS I, que atende Vila Ilze, Vila Izaura e todos os arredores, por iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. A psicóloga Erica Regina de Castro contou que desde então diversas medidas foram tomadas na ten­tativa de oferecer a An­tonio Bernardo Filho, de 65 anos, condições mais efetivas para que possa ter uma vida mais digna.

Antonio relatou que era mestre de obras e reside por cerca de 50 anos no mesmo local. Como sempre trabalhou como autônomo, não tem aposentadoria. Ele con­ta que teve roubados os documentos da casa que ocupa. Ele reluta em dei­xar o imóvel. “Se tivesse uma aposentadoria, deva­garzinho eu reformava a casa”, estimou. Vizinhos contaram que ele vive da ajuda das pessoas. “Minha mãe, que também não tem muitas condições, eventualmente ajuda ele com alimentação”,disse uma vizinha.

As condições do imóvel são precárias. Nem mes­mo energia elétrica tem.

Segundo a psicóloga Érica, apesar de imaginar que ele mesmo poderia realizar uma reforma, An­tonio não tem mais con­dições efetivas de exercer o ofício no qual era muito requisitado quando mais jovem. A Defesa Civil e o Setor de Planejamento estão cuidando do laudo de interdição do imóvel.

De imediato, a Pro­moção Social conseguiu a concessão de dois be­nefícios de complemen­tação de renda, um do governo federal e outro do governo estadual, que lhe garantem algo em torno deR$ 200. Como atingiu no mês passado 65 anos, foi dada entrada no processo para que ele possa receber um salário mínimo de apo­sentadoria concedido em condições especiais para pessoas idosas como é o caso dele.

Érica acredita que a partir do momento em que o benefício for con­cedido, o aposentado terá condições de locar um imóvel adequado às suas necessidades. “Eventu­almente poderíamos até inscrevê-lo num programa habitacional”, sugeriu. Enquanto isso, o CRAS vem negociando com ele um lugar para que fique provisoriamente e, segundo a psicóloga, o morador estava inclinado em aceitar a possiblidade de receber atendimento no Instituto Samaritano, especializado no aten­dimento a pessoas com vulnerabilidade social.

Chuvas

Érica explicou que ele havia rejeitado outra pro­posta, a de ser atendido por uma instituição espe­cializada em idosos. Com a chegada da estação das chuvas, ela considerou que não tem mais como protelar uma ação efe­tiva e está otimista num desfecho positivo. “Com a chegada da época da chuva, aumenta consi­deravelmente o risco da casa ruir. Nossa maior preocupação é com a in­tegridade dele”, finalizou.

 

 

 

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1020 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções