Carregando aguarde...
Itapira, 24 de Abril de 2024
Notícia
24/02/2017 | Presidência confirma que Temer pediu auxílio à Odebrecht, mas amparado na lei

O Palácio do Planalto informou hoje, por meio de nota à imprensa, que o presidente Michel Temer pediu auxílio ?formal e oficial? à Construtora Norberto Odebrecht para a campanha eleitoral à Presidência da República de 2014. A nota diz que Temer não autorizou, nem solicitou, ?que nada fosse feito sem amparo nas regras da Lei Eleitoral?.

De acordo com o comunicado, a empreiteira doou R$ 11,3 milhões ao PMDB, valor devidamente declarado na prestação de contas do partido.

A manifestação do presidente é uma resposta a reportagens publicadas nesta quinta-feira (23), segundo as quais o ex-assessor especial da Presidência José Yunes relata o recebimento de um pacote a pedido do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.

?Quando presidente do PMDB, Michel Temer pediu auxílio formal e oficial à Construtora Norberto Odebrecht. Não autorizou, nem solicitou que nada fosse feito sem amparo nas regras da Lei Eleitoral?, informou o Planalto. ?Tudo declarado na prestação de contas ao Tribunal Superior Eleitoral. É essa a única e exclusiva participação do presidente no episódio?, afirma a nota.

José Yunes, amigo de muitos anos do presidente Michel Temer, pediu afastamento da assessoria especial em dezembro do ano passado, após o ex-vice-presidente de Relações Institucionais da Odebrecht Cláudio Melo Filho delatar que ele teria recebido dinheiro vivo em seu gabinete. Em reportagem da revista Veja, o ex-assessor confirma que recebeu em 2014 um pacote do doleiro Lúcio Funaro, apontado pela Operação Lava Jato como operador financeiro do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

No ano passado, a Presidência já havia negado que Temertivesse  solicitado valores ilícitos da empreiteira, após virem à tona os depoimentos do ex-executivo.

O ministro Eliseu Padilha ainda não se manifestou sobre as declarações de Yunes.
 

http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2017-02/presidencia-confirma-que-temer-pediu-auxilio-odebrecht-mas-amparado-na-leiPaulo Victor Chagas ? Repórter da Agência Brasil

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1877 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções