Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
27/04/2015 | Preso por suspeita de corrupção presidente da segunda maior petrolífera da China

A prisão, por suspeitas de corrupção, do presidente da Empresa Estatal Química e Petrolífera da China (Sinopec), a segunda maior empresa de petróleo e a principal refinadora chinesa, Wang Tianpu, foi anunciada hoje (27) pelas autoridades do país.

Em comunicado divulgado em sua página na Internet, a Comissão Central de Inspeção e Disciplina do Partido Comunista da China informou que Wang está sendo investigado por ?sérias violações da lei e disciplina do partido?, um eufemismo usado por norma para designar a corrupção.

O portal de notícias chinês Caixin publicou que Wang supostamente abusou do seu poder para dar contratos da Sinopec a familiares e amigos e ?fazer favores? a Zhou Bin, o filho do ex-ministro da Segurança Pública, que caiu em desgraça, Zhou Yongkang.

Wang ascendeu à presidência da Sinopec em 2011. Em 2014, juntamente com outros executivos, foi responsabilizado pela explosão de um oleoduto na cidade costeira de Qingdao, que provocou a morte de 62 pessoas e ferimentos em outras 136, em novembro de 2013.

O anúncio da investigação sobre Wang acontece quando as autoridades chinesas centram a campanha anticorrupção no setor da energia, depois de milhares de políticos serem acusados, inclusive alguns dos principais comandantes militares.

Em março, o Governo anunciou uma investigação similar contra o vice-presidente da maior petrolífera do país, a estatal Empresa Nacional de Petróleo da China (Petrochina), Liao Yongyuan.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2015-04/preso-por-suspeita-de-corrupcao-presidente-da-segunda-maior

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1269 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções