Carregando aguarde...
Itapira, 20 de Abril de 2024
Notícia
18/12/2014 | Procon-SP faz operação especial em aeroportos no período de Natal

Consumidores que quiserem reclamar de atrasos em voos, overbooking e extravios de bagagem podem contar com o Procon estadual de São Paulo, durante operação especial nos aeroportos de Congonhas, Cumbica e Viracopos (Campinas) até o dia 23 de dezembro. A fiscalização ocorre desde o começo do mês na capital e no interior do estado. O plantão de reclamações começa amanhã (19).

?Nossa incumbência é fazer essa fiscalização com base nas regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Este é o primeiro ano em que instituímos essa operação porque ano a ano vem aumentando o número de problemas relatados nesse setor. Embora não tívessemos equipes nos aeroportos nos anos anteriores, as reclamações chegavam por telefone ou internet?, explicou o chefe de gabinete do Procon-SP, César Azevedo.

Além dos aeroportos, as lojas de ruas de grande comércio, shopping centers e grandes redes de varejo também então incluídas na operação que, nesse caso, já começou. No interior de São Paulo, já foram averiguados 1.655 estabelecimentos e emitidas 583 autuações. Na capital, até 10 de dezembro, a equipe de fiscalização do Procon visitou 327 locais e autuou 113 deles. ?Nós vimos a necessidade de fazer esse atendimento nos dias que antecedem o Natal. Quando chegarmos próximo à data, intensificaremos o atendimento.?

Segundo ele, em todos os períodos comerciais do ano a procura aumenta no Procon-SP, seja para prestar orientação ou para receber reclamações. Entretanto, o Natal costuma ser o momento com mais registros porque o número de pessoas indo às lojas aumenta muito, bem como as ofertas. ?Acreditamos na boa-fé dos comerciantes, mas sempre existe o mau lojista, que aproveita a grande procura por produtos?, disse.

As reclamações que lideram a lista são a falta de exemplar do Código de Defesa do Consumidor na loja, a troca de preço da prateleira por outro valor no caixa, o aumento do preço no pagamento parcelado em relação ao pagamento à vista. ?O preço tem que ser o mesmo, colocar taxa em cima é proibido, assim como cobrar taxa quando o pagamento é feito com cartão. Nesses casos, quando sofrer isso, o consumidor deve telefonar na mesma hora para o Procon, que pode entrar em contato com o estabelecimento e resolver instantaneamente?, observou.

Para entrar em contato com o plantão do Procon-SP, basta telefonar para o 151, ou entrar no site e em redes sociais. O horário de atendimento será das 7h às 22h, nos dias 19, 22 e 23; das 9h às 15h, nos dias 20 e 21; das 7h às 12h, nos dias 24 e 31; e das 7h às 19h nos dias 29 e 30;. Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro não haverá expediente.

Editor Graça Adjuto

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-12/procon-sp-faz-operacao-especial-em-aeroportos-no-periodo-de-natal

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1105 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções