Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Abril de 2024
Notícia
21/04/2015 | Programa Mais Médicos completa um ano na cidade e apresenta saldo positivo
 Um ano depois, os profissionais já estão plenamente ambientados no município e a se julgar pelas declarações da médica Kenia Cordoba (leia nesta página) , perfeitamente entrosados com os colegas do serviço de saúde do município.
 
A secretária de Saúde, Rosa Iamarino, comenta que houve um ganho de qualidade por parte do município no atendimento básico de saúde com a presença destes profissionais. “Posso afiançar que houve um ganho de qualidade enorme com a presença deles. Estamos bastante satisfeitos com o trabalho que eles vêm realizando”, garantiu.
 
Com a presença dos novos médicos, segundo ela, foram criadas cinco novas equipes do PSF (Programa Saúde da Família). Três outros acabaram preenchendo vaga de médicos que por um motivo ou outro se ausentaram da rede básica. “Recebemos muitos elogios dos próprios usuários do sistema que consideram eficiente o atendimento feito pelos médicos de Cuba. Os usuários os consideram atenciosos , muito pacientes e que têm um outro tipo de abordagem mais humanizada”, reforçou.
 
A coordenadora da Rede de UBS, Deise Aparecida Sega Fernandes, também é só elogios ao trabalho dos novos colegas. “Sem dúvida demos um salto em qualidade no atendimento ao público mais necessitado”, afirmou. Deise conta que a partir da chegada dos médicos cubanos foi montada toda uma estrutura de acolhimento que permitisse oferecer a eles a segurança necessária para o bom desempenho de suas funções. “Não foram colocados para trabalhar com o público imediatamente. Antes fizeram uma espécie de curso intensivo para aprender como funciona o nosso sistema e todas suas particularidades”, detalhou.Rosa Iamarino disse que não pretende fazer novo pedido de envio de médicos do Programa ao governo federal. “A equipe que possuímos já preencheu nossas necessidades de momento”, considerou.
 
 
 Rosa Iamarino: ganho de qualidade
 
Deise com a médica Kenia Cordoba: acolhimento bem feito foi essencial para o bom entrosamento verificado
 
Superar barreira do idioma foi principal desafio, diz médica cubana

A médica Kenia Rey Cordobaintegra a equipe que foi designada para atuar na cidade ao lado de sete colegas. Segundo revelou, nenhum deles se conhecia antes de chegar a Itapira há um ano. “Fomos ter contato aqui e com o decorrer do tempo nos tornamos uma grande família”, contou. Ela revelou que apesar dos vínculos afetivos fortalecidos, todos residem separadamente.
 
No caso dela, disse que já tinha experiência de ter trabalhado na Bolívia e na Venezuela, antes de vir ao Brasil. A maior dificuldade inicial, segundo afirmou, foi superar a barreira do idioma. “Tínhamos medo de que os pacientes não entendessem o que falávamos”, disse ela num “portunhol” bastante compreensível. Designada para atuar na UBS dos Prados, Kenia disse que ficou particularmente surpresa com a boa qualidade do atendimento médico prestado em Itapira. “Temos trabalhado bastante para melhorar a qualidade do atendimento à população”, comentou.
 
Disse que a epidemia de Dengue não lhe causou uma espécie de surpresa . “Em Cuba já tivemos também epidemia de dengue. Temos que observar este acontecimento do ponto de vista prático, ou seja, trata-se de uma doença cujo contágio é endêmico e como tal é necessário tomar-se medidas severas para evitar sua propagação”, observou
 
Disse que percebeu diferenças sutis no comportamento da população de seu país e aquilo que constatou na cidade na observância dos cuidados que evitam a proliferação de doenças como a dengue. “Em Cuba a população possui uma tradição sanitarista muito forte. Os cuidados para evitar-se a proliferação de doenças como a dengue são tomados de uma forma mais natural e espontânea”, relatou.
 
Kenia disse que tem aproveitado sua estada em Itapira para conhecer outras cidades. Considera Itapira uma cidade tranquila e disse que gostou muito das pessoas com as quais tem se relacionado. “Itapira é uma cidade linda”, elogiou.
 
Quando a conversa derivou para assuntos de natureza geopolítica, ela foi mais cuidadosa. Pediu para não falar sobre certos temas. Restringiu-se em afirmar que recebe notícias de Cuba com regularidade e considerou muito importante o recente reatamento de relações diplomáticas ente seu país e os Estados Unidos. Falou com entusiasmo do fato de Cuba oferecer para seus moradores saúde, educação e prática desportiva de primeira qualidade, o tripé do pilar de sustentação popular do regime comunista da Ilha. “Nossas conquistas sociais são um patrimônio de todo nosso povo e nos orgulhamos disso”, finalizou
 
 
Kenia fez elogios à cidade
 
 
 
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1009 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções