Carregando aguarde...
Itapira, 23 de Abril de 2024
Notícia
28/09/2014 | Projeto Beija Flor será oficializado nesta terça-feira, 30

Uma ação coordenada entre o Educandário Nossa Senhora Aparecida e o CMDCA (Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente) já permite a realização de um atendimento específico voltado para a área ambulatorial na área de psicologia para este público alvo. O Projeto Beija Flor, como foi batizada a iniciativa, começou a funcionar na prática desde 18 de agosto último, mas sua apresentação oficial será feita na manhã da próxima terça-feira, 30, na sede do Educandário com presença confirmada do prefeito José Natalino Paganini (PSDB).

Idealizado para atender até 100 crianças e jovens, em sua primeira semana já tinha uma demanda de 70 atendimentos agendados. Segundo Rosângela Maria Martucci, presidente do CMDCA, os recursos necessários para a criação do programa foram assegurados por empresas da cidade dentro do processo de doação de 1% do total do que é devido de Imposto de Renda para o governo federal. Com investimentos anuais - por um prazo de três anos - estimados em R$ 180 mil, o projeto terá a participação de cinco psicólogos com especialização no público infanto-juvenil, além de uma coordenação geral. O Educandário irá ainda disponibilizar uma psicopedagoga de seus quadros para contribuir com o processo de implantação do projeto. “Serão encaminhados ao atendimento casos de vulnerabilidade social, vítimas de abusos e casos de dependências química”, informou a representante do Educandário no CMDCA , Ana Maria Nascimento Brunialti.

Ainda conforme esclareceu Ana, a iniciativa do Educandário em formular este projeto e encaminhá-lo ao CDMCA, baseou-se na constatação de que a Rede Municipal não conta com uma estrutura especializada para este tipo de atendimento. Por isso o Educandário será uma espécie de Quartel General do projeto. Outro efeito direto do projeto será avançar um passo a mais numa antiga reivindicação do próprio Conselho Tutelar da cidade, que tem pleiteado a contratação de profissionais da área médica com especialização no atendimento de crianças e adolescentes com problemas de dependência química. Segundo declaração dos conselheiros presentes no encontro mantido com a reportagem de A Cidade na quinta-feira, 26, além de Rosângela e Ana Maria, participaram também Hiolanda Maria Massarotti, do Sepin; Zoraide Custódio Sargentelli, representante da Associação de Preparo do Adolescente, a AIPA, e o procurador jurídico do Município, Leonardo Menchaca) na impossibilidade de contar com um neuropediatra e um psicopediatra em tempo integral, será buscada a opção de contar com uma espécie de consultoria destes especialistas na capacitação da equipe do próprio projeto para agir em casos pontuais.
 
Descentralização
 
Outra preocupação dos formuladores do projeto foi a de levar o atendimento a várias partes da cidade. Os pacientes serão encaminhados para UBS (Unidades Básicas de Saúde) da Vila Ilze, Cubatão, Ponte Nova, Eleutério e no próprio Educandário. Os encaminhamentos ficarão a critério da Vara da Infância e da Juventude, Conselho Tutelar, e Secretarias Municipais de Educação e Saúde.
 
A expectativa , segundo Zoraide Sargentelli, é de que como este tipo de serviço mais específico, sejam criadas as condições ideais para o saneamento de muitos problemas que até então não tinham um tratamento adequado devido à falta de uma estrutura específica. Ela e os demais colegas asseveraram ainda que o trabalho dos Conselheiros é totalmente voluntário.
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1832 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções