Carregando aguarde...
Itapira, 24 de Abril de 2024
Notícia
06/07/2015 | Prova de conselheiros registra abstenção de 61%

 

 Os 

Em nova etapa do processo de seleção para o Conselho Tutelar de Itapira foram registradas 61,8% de faltas. Dos 97 candidatos, apenas 37 compareceram à aplicação da prova escrita ocorrida na manhã de domingo no CVT (Centro de Valorização do Trabalho). Os 60 que não compareceram foram automaticamente desclassificados.
 
O gabarito oficial do teste foi divulgado ontem Em nova etapa do processo de seleção para o Conselho Tutelar de Itapira foram registradas 61,8% de faltas. Dos 97 candidatos, apenas 37 compareceram à aplicação da prova escrita ocorrida na manhã de domingo no CVT (Centro de Valorização do Trabalho). Os 60 que não compareceram foram automaticamente desclassificados.através do Jornal Oficial de Itapira (veja abaixo) e a listagem dos classificados será publicada no próximo dia 8 pelo mesmo meio de comunicação. Passarão para a próxima fase apenas os candidatos que acertarem ao menos metade das questões e não zerarem na redação. Todo o processo de seleção, correção e divulgação de resultados é de responsabilidade da Recapp Consultoria e Assessoria em Políticas Públicas Ltda.

A presidente em exercício do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Ana Maria do Nascimento Brunialti, explicou que o número elevado de abstenção pode ser explicado pela palestra realizada no dia 29 abril que deixou claro quais são as funções de um conselheiro tutelar. “Diferente dos anos anteriores, fizemos essa palestra para esclarecer as funções de cada conselheiro. Acredito que quem fez a inscrição sem saber ao certo quais seriam as incumbências do cargo acabaram desistindo. Apesar disso, acreditávamos que o número de faltas seria menor”, disse.

No teste aplicado, os candidatos responderam 50 questões de múltipla escolha, sendo 25 sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), cinco sobre a Constituição Federal (Dos Princípios, Direitos e Garantias Fundamentais – artigos 1º ao 5º), cinco sobre Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária, cinco sobre as Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, cinco sobre o SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – Lei 12.594/2012) e cinco sobre noções básicas de Informática. A redação foi sobre um tema relacionado ao ECA. “A aplicação da prova foi tranquila e sem qualquer ocorrência. Os candidatos levaram, em média, 2h30 para responder tudo. Foi um teste relativamente fácil para quem estudou”, comentou Brunialti.

Após a liberação da lista de aprovados e período de recursos, terá início, em agosto, a fase de campanha. A eleição acontece no dia 4 de outubro.

Ao todo, serão eleitos cinco conselheiros e a remuneração mensal é de R$1.634,50. Logo após o pleito, todos os eleitos ainda passarão por um curso de formação e aperfeiçoamento antes de assumirem os cargos em janeiro de 2016. “Na fase de campanha os candidatos poderão buscar por votos de modo individual e é proibida a formação de chapas. De modo geral, creio que todo esse processo tem corrido bem e que houve um grande amadurecimento e crescimento por parte de todos. Mesmo com o número reduzido no dia da prova, ainda foi superior à eleição passada, quando compareceram apenas 17 pessoas. Estamos otimistas”, concluiu a presidente em exercício do CMDCA.
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1252 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções