Carregando aguarde...
Itapira, 03 de Julho de 2020
Notícia
11/09/2012 | Público aprova presença de projeto ambiental no Rodeio de Limeira

Que o Rodeio de Limeira tem muita música, esporte e diversão, todos já sabem. Mas os destaques deste evento não param por ai. Esta é uma festa sustentável graças à presença do projeto Universo Bem Me Quer, UBMQ. Atuando na gestão de resíduos, na inclusão social e no consumo responsável de álcool, o projeto ganhou a aprovação das pessoas que frequentam a festa e conhecem o seu trabalho.

O UBMQ faz, em parceria com o grupo de Eco Coletores do projeto Reciclar Solidário do CEPROSOM - Centro de Promoção Social Municipal de Limeira, toda a coleta, separação e correta destinação dos resíduos recicláveis gerados na festa, evitando que estes se acumulem na natureza.

"É Importante porque é uma festa grande, então se não houver este cuidado, o impacto ambiental pode ser igualmente grande. E esse lixo, quando dado o devido caminho, pode até virar fonte de renda para as pessoas", opina a enfermeira Lourdes Maria Figueira.

A iniciativa ainda atua com ações de educação ambiental, através do Mascote do Bem, representante do projeto, de vídeo exibido na Arena e de fala do locutor, durante as provas de Montaria em Touros.
"Vale ressaltar para as pessoas que tem esse projeto aqui no Rodeio de Limeira, pois assim até incentiva quem está aqui a jogar o lixo nas lixeiras certinhas, que estão espalhadas pelo Recinto", comenta o aposentado José das Graças Alves.

Já as ações de inclusão social atuam oferecendo toda a estrutura para que estes agentes ambientais possam trabalhar com segurança e dignidade, como alimentação, água, equipamentos de segurança e espaço para descanso.
"A gente vê os trabalhadores todos uniformizados, com luvas. Eles têm uma estrutura que a gente nao costuma ver nesse tipo de trabalho. É uma atenção muito bonita essa que o UBMQ dá aos seus atendidos: carinho e dignidade", afirma a professora Cleusa Ribeiro.

Fechando o pacote de ações, o projeto destaca ainda a preocupação com venda de bebidas alcóolicas para menores de idade, através da campanha "Consumo Responsável", que distribui cartazes nos pontos de venda, alertando sobre a proibição. Para o empresário Marcos Roberto Firmino, esta é uma causa que merece atenção e orientação, tanto para os jovens, quanto para comerciantes.
"Faltava mesmo alguém que tomasse conta da venda de álcool para essa 'rapaziada'. Acho que essa orientação nas barraquinhas ajuda a fiscalizar e orientar, porque essa moçada não tem juízo mesmo", disse.

A presença do UBMQ no  Rodeio de Limeira se dá graças a AICAL, Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano e  Santarena. O projeto seguirá com suas ações até o próximo dia 16, data de encerramento da festa.

Fonte: Press FC

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1548 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções