Carregando aguarde...
Itapira, 23 de Abril de 2024
Notícia
27/10/2014 | Quase quarentão, Viaduto Tiradentes segue cumprindo seu papel

Corredor é utilizado por milhares de pessoas todos os dias

 

São cerca de 150 metros que ligam os dois lados da cidade, separados pelo ribeirão da Penha. Inaugurado há 37 anos, o Viaduto Tiradentes segue cumprindo seu papel de encurtar o caminho de que precisa se deslocar entre os dois lados.

No início da década de 70, sem o viaduto, ligação era por uma ponte de tábuas
 
 
Itapira é cortada pelo Ribeirão da Penha, que além de abastecer a cidade separa a cidade em duas partes distintas. De um lado o Centro e os bairros que compõem o setor acima do leito do rio, de outro o Cubatão, um dos mais populosos bairros da cidade e outros locais como Vila Ilze e Vila Izaura.
 
Construído durante a administração de Alcides de Oliveira (1973/76), o viaduto foi entregue em 05 de dezembro de 77, já na primeira gestão de José Antonio Barros Munhoz (77/82). E, de lá para cá, são 37 anos de tráfego intenso de veículos e pessoas, que buscam, de um lado ou de outro, o local de trabalho ou mesmo o retorno ao lar.
 
 
 
E esse caminho, de cerca de 150 metros, erguido para acabar de vez com os problemas enfrentados por quem residia de um lado e trabalhava ou estudava de outro, é utilizado diariamente por Suellen Cristina Pedroso da Silva, 22. Há seis anos, desde que iniciou sua carreira profissional, ela transita pelo trecho entre sua residência e o local de trabalho.
 
Hoje, como funcionária da loja Pititi do Centro, Suellen vê no Viaduto Tiradentes um aliado. “Utilizo esse caminho para tudo, para trabalhar, para fazer compras, para passear”, explica. “Não sei nem como seria se não tivesse o viaduto”.
 
Apesar de sua importância na vida das pessoas, funcionando como corredor para milhares de pessoas diariamente, o Viaduto Tiradentes pouco ou quase nenhuma melhoria recebeu desde que foi inaugurado. Apenas uma grade maior de proteção dos dois lados foi implantada para dar mais segurança aos pedestres.
 
Seu trajeto carece de melhor iluminação e o piso, judiado pelo tempo e pelo constante tráfego, precisa de reparos. Mas, mesmo assim, diariamente, o caminho mais curto entre a parte baixa e a parte alta da cidade segue cumprindo seu papel
 
 
Paganini tem projeto para revitalizar viaduto
 
A penumbra e o aspecto de antigo do Viaduto Tiradentes estão com os dias contados. O prefeito José Natalino Paganini (PSDB) pretende dar ao local a mesma atenção que deu à Rua da Penha.
 
“Quando modernizamos a Rua da Penha o intuito inicial era trocar a iluminação, modernizar a mesma, mas aproveitamos e demos uma cara nova ao local”, afirmou o prefeito, por telefone, na tarde de ontem. “No Viaduto Tiradentes pretendo fazer a mesma coisa, entrar com a iluminação e ao mesmo tempo revitalizar o local”.
 
Na Rua da Penha foi implantado um novo sistema de iluminação com lâmpadas a vapor metálico de 800 watts cada em postes em estilo moderno. “No viaduto quero realizar o mesmo sistema, acabando com a penumbra e dar ao local um novo aspecto, além de reformar e revitalizar o espaço”, frisa o prefeito. “A nova iluminação irá oferecer mais segurança aos pedestres e aos motoristas também”.
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

768 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções