Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Abril de 2024
Notícia
30/07/2014 | Realização da Copa do Mundo vai ajudar a ‘vender’ o Brasil lá fora, aposta Eudélcio Dias

  

Eudélcio Dias com empresários latino-americanos aos quais acompanhou durante a Copa

 

Na medida que vão se esvaindo as lembranças do recém-encerrado Campe­onato Mundial de Futebol entre seleções nacionais realizado de 12 de junho a 13 de julho no país, ainda existem pessoas que pro­curam examinar de forma mais criteriosa e desapai­xonada os efeitos positivos e negativos que o evento trouxe e pode ainda tra­zer aos brasileiros de uma forma geral. O consultor empresarial Eudélcio de Oliveira Dias, 58, é uma das pessoas que jogam do lado dos otimistas.

Dono de uma carreira profissional construída ao longo de quase 40 anos de estreito contato com em­presários do setor de reven­da de máquinas agrícolas de diversos países latino­-americanos e africanos a partir da marca Nogueira, Eudélcio Dias avalia que do ponto de vista estritamente vinculado a imagem que o país e, principalmente, o povo brasileiro construíram ao longo da disputa, o Brasil saiu engrandecido. “Aquela onda de turistas do exterior varrendo o país de norte a sul, todo mundo feliz, todo mundo contente, bem trata­do e numa harmoniosa con­vivência com os brasileiros, pode ter certeza, já rende ao país uma imagem das mais positivas. Sem dúvida, isso vai acabar se traduzindo num maior fluxo de turistas para o nosso país e, de certa forma, ajuda também na relação de interpessoalidade de quem atua no comércio exterior”, sinalizou.

Ele próprio teve uma pequena amostra ao vivo e em cores da forma como o futebol é capaz de promover um saudável intercâmbio. Eudélcio foi um dos escolhi­dos pela agência oficial de promoção da atividade de exportação do governo fede­ral (Agência de Promoção e Investimentos, a APEX) para recepcionar durante cinco dias em nome da marca Nogueira, empresa onde trabalhou por 38 anos e que hoje pertence ao grupo NB Máquinas, três empresários de origem distinta, um me­xicano, um venezuelano e um colombiano. Todos es­tes empresários ganharam ingresso, deslocamento, e hospedagem para assistir a partida entre Brasil e Chile, disputada no Mineirão no dia 28 de junho, nas oitavas­-de-final, quando a seleção se classificou para a etapa seguinte nos pênaltis.

Eudélcio conta que foi o cicerone dos três estran­geiros. “Eu os acompanhei durante todo o tempo, fiz o melhor para que se sen­tissem em casa e posso afiançar que os três ficaram encantados com a recepção que tiveram”, disse.

A exemplo dele próprio, outros agentes brasileiros também receberam seme­lhante incumbência. Com a experiência de quem já visitou mais 30 países, Eu­délcio Dias não titubeia em afirmar que do ponto de vista da integração latino americana a Copa fez mais do que muitas cimeiras do campo diplomático. “Eu vejo um resultado muito positivo deste tipo de in­tegração. A convivência dos brasileiros, até mesmo com os argentinos, que descontando a questão da rivalidade dentro de campo, tem sido sempre frutífera, com pessoas de países vizinhos foi de um astral muito elevado, com muito calor humano e este tipo de acolhida ninguém esquece”, asseverou.

Após 38 anos de Noguei­ra, Eudélcio decidiu dar à experiência acumulada a partir de 1974, quando por uma questão absolutamen­te estratégica foi chefiar um escritório da empresa em São Paulo para melhor contatar clientes do Bra­sil todo e a partir daí para países vizinhos, um toque mais pessoal criando a Dias Brasil Representação de Comércio Exterior. “ Coloco minha experiência para incrementar o comércio exterior de empresas da nossa cidade e também da nossa região”, resumiu.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1832 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções