Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Mar�o de 2024
Notícia
12/08/2014 | Retração econômica obriga Prefeitura a adotar medidas de contenção de gastos

  


O cenário sombrio dese­nhado nos cadernos de eco­nomia dos principais jornais do país já bate nas finanças municipais. O secretário de Fazenda do município, João Batista Bozzi, afirma que a luz amarela já foi acesa.

“O atual momento é de apertar o cinto. As projeções sinalizam que a situação ainda vai piorar até o final do ano”, disse em relação ao crescimento econô­mico do país, que neste ano, segundo até mesmo o próprio governo federal admite, não deverá ultra­passar minguado 1% em 2014. Bozzi calcula que até o presente momento, pelo menos meio por cento dos mais de R$ 120 milhões do orçamento deste ano não irá se integralizar graças às variações negativas dos re­passes estaduais e federais. Ele revela que no caso da participação no ICMS, houve até um acréscimo de 3,6% que não trará efeito prático algum exatamente porque a arrecadação do bolo total pelo Estado de São Paulo recuou bastante.

Segundo Bozzi, o prefei­to José Natalino Paganini (PSDB) vem acompanhando diariamente a evolução dos números e tem determina­do a todos os secretários que ajudem ao máximo a melhorar a eficiência ad­ministrativa como forma de contornar a escassez de recursos. “Com receita em queda e cumprindo ri­gorosamente as despesas em Educação e Saúde, não sobra quase nada para in­vestimentos. Tem ainda a agravante de que tivemos uma negociação salarial desgastante e a todo instante temos que ficar observando o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal para não ultrapassar os limites impostos para gastos com funcionalismo. Isso tudo acaba nos obrigando a agir com muita cautela e fazer os ajustes que se fizerem necessários.

Indagado se poderia haver demissões na pre­feitura, Bozzi preferiu não aventar essa possibilidade, admitindo que se a situação piorar, será preciso cortar a própria carne. Toda esta situação de penúria ocor­re no exato momento em que a equipe econômica e de planejamento da Pre­feitura está debruçada na elaboração da peça orça­mentária do ano que vem, o que, em certos casos, é um exercício de futurologia. “Algumas das previsões que fizemos no ano passado não se confirmaram, exa­tamente no que se refere à forte retração econômica. Precisamos ter os pés no chão”, defendeu.

A situação em Itapira na sua opinião só não é pior por causa de recursos ex­traordinários canalizados especialmente pelo governo Estadual via representação que a cidade tem na Assem­bleia Legislativa. “Tenho participado de reuniões com secretários de outras cidades e a percepção geral é de que as dificuldades estão se avolumando. A cobrança é muito grande e o cobertor é curto”, filosofou.

Indagado a respeito da situação do pagamento a for­necedores, Bozzi disse que o município vem cumprindo com seus compromissos de forma integral. “Não temos tido atraso de pagamento, salvo um ou outro caso com problemas de documenta­ção”, garantiu.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

850 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções