Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
18/09/2014 | SAAE inaugura sistema de telemetria e telecomando de abastecimento

O presidente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) de Itapira, José Armando Mantuan, e o prefeito José Natalino Paganini (PSDB) inauguraram na manhã de ontem o Sistema de Telemetria e Telecomando do Sistema de Abastecimento de Água. Na presença de vereadores e colaboradores do SAAE, técnicos explicaram o funcionamento do novo programa.

Implantado com recursos do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, na ordem de R$ 506 mil, o sistema tem funcionamento via rádio e serve para monitorar todo o processo de captação, tratamento, armazenamento e distribuição de água no município, visando principalmente a economia de energia elétrica, de produtos químicos e diminuição de desperdícios.

“Antes desse sistema, fazíamos o controle manual e quando um dos reservatórios apresentava níveis um pouco mais baixos, ligávamos mais bombas, aumentávamos a captação e era preciso utilizar mais produtos químicos para tratamento. Porém, como nada era exato, às vezes o processo era feito de modo precipitado e pouco tempo depois era registrado extravasamentos.
 
Com esse sistema veremos em tempo real o nível de cada reservatório e teremos uma vazão mais linear, sem esses picos de liga e desliga bomba”, explicou Mantuan.
 
 
Bruno Valentim Retrão, engenheiro ambiental do SAAE, também apontou que com a informatização será possível acompanhar parâmetros essenciais para reduzir perdas, como vazão, níveis e pressão. “As principais vantagens que vem com a implantação dessa importante ferramenta de gestão são a redução do desperdício de água, o monitoramento e geração de relatórios, aumento de faturamento da empresa, fim dos extravasamentos, respostas instantâneas de problemas e a economia de energia elétrica e produtos químicos”, completou.
 
 
Ao explicar todas as etapas e detalhes do funcionamento do Sistema de Telemetria, o químico e chefe de seção de tratamento de água, José Rubens da Silva, afirmou que a partir de agora o Saae passa a contar com “níveis pontuais e todas as informações necessárias para otimizar todo o trabalho realizado”.
 
Por fim, o prefeito Paganini parabenizou o trabalho da equipe exaltou a modernização e evolução do SAAE. “É um verdadeiro exemplo que deve ser seguido por toda administração pública: evitar desperdícios”, concluiu.
 
A telemetria do sistema de distribuição foi conseguida graças ao convênio com o Estado, já a automação dos processos internos da ETA (Estação de Tratamento de Água) foi elaborada pela equipe de funcionários da eletromecânica do SAAE, coordenada pelo chefe da seção Milton Cezar Storari. Esta iniciativa além de capacitar a equipe, trouxe uma economia da ordem de R$ 70 mil.
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1644 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções