Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
02/05/2015 | Sandro Belli : Cinofobia

Cinofobia, o incontrolável e irracional medo de cães

 
Você sabe o que significa cinofobia? Com certeza você já ouviu essa palavra antes, mas talvez não saiba o real significado dela. Cinofobia significa um medo irracional de cães, muitas
vezes também sendo definida como medo mórbido ou aversão a cães.
 
Algumas pessoas que sofrem com a cinofobia não conseguem nem ver um cachorro que já começam a se sentir nervosas, são capazes até de atravessar a rua para não cruzar com um cachorro no seu caminho. Um dos principais motivos da cinofobia é não confiar em cães em geral, fazendo com que a pessoa ache que qualquer cachorro possa atacá-la ou lhe fazer algum mal.
 
Um dos principais motivos do medo irracional de cães é saber que eles podem morder ou atacar. Acredita-se que a cinofobia seja desenvolvida a partir do momento em que a pessoa é atacada por um cachorro, essa pessoa pode também ver ou conhecer alguém que sofreu com um ataque de cachorro, isso pode fazer com que ela fique traumatizada por muito tempo, às vezes, pelo resto da vida.
 
Segundo novas teorias da psicologia, não é necessário nem levar uma mordida de fato para desenvolver a cinofobia. Notícias cada vez mais frequentes de ataques de cães, sempre presentes e alardeadas na mídia, contribuem (e muito) com a cinofobia.
 
Principais sintomas físicos de quem tem cinofobia
• Boca seca;
• Falta de ar;
• Coração acelerado;
• Choro ou vontade de chorar;
• Transpiração excessiva;
• Paralização repentina do corpo;
• Vontade de sair do lugar, isto é, se o cachorro estiver no mesmo ambiente.
 
É muito importante ressaltar que o medo de cães é uma coisa séria. Muitas pessoas podem achar que é frescura, mas todos temos limitações e devemos respeitar as limitações e medos das outras pessoas, nunca forçando ninguém a fazer alguma coisa que não queira fazer, ou expor alguém a situações constrangedoras.
 
Tratamentos para a cinofobia
 
Um psicólogo pode ajudar muito para a superação da cinofobia, essa ajuda profissional poderá ajudar a pessoa a se lembrar de quando esse medo se iniciou, por qual razão, etc.
 
É muito comum o psicólogo realizar algumas sessões com cães adestrados, para que a pessoa aprenda que cães são absolutamente confiáveis, e que não há razão para se ter medo deles.
 
Os resultados para o tratamento da cinofobia podem ser rápidos ou podem demorar mais tempo para surtirem efeito, depende muito de pessoa para pessoa. Depende muito também do empenho do paciente e das pessoas que acompanham o tratamento de perto para que os resultados positivos apareçam de forma rápida e satisfatória.
Fonte: Sandro Belli

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1003 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções