Carregando aguarde...
Itapira, 24 de Abril de 2024
Notícia
09/01/2016 | Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Serviço Públicos e empresas de coleta de Resíduos da Construção Civil discutem a segregação e disposição de resíduos

 A sustentabilidade na construção civil hoje é um tema de extrema importância, já que a indústria da construção causa um grande impacto ambiental ao longo de toda a sua cadeia produtiva. Esta inclui ocupação de terras, extração de matérias primas, produção e transporte de materiais, construção de edifícios e geração e disposição de resíduos sólidos. Visando a sustentabilidade neste sentido, no dia 06 ultimo, José Alair de Oliveira, secretário da SAMA assessorado pelo biólogo Anderson Martelli, realizaram uma reunião junto a Secretaria de Serviços Públicos e as empresas responsáveis pela coleta dos resíduos da construção civil (RCC), sobre a disposição desse material no município, assim como os volumosos, os quais englobam os resíduos não provenientes de processos industriais, constituídos basicamente por material volumoso não removido pela coleta pública municipal rotineira, como móvel e equipamentos domésticos inutilizados, grandes embalagens e peças de madeira, podas e assemelhados.

            Segundo Oliveira, a conversa foi muito produtiva, e chegamos num consenso que todos devem estar envolvidos na gestão deste tipo de material, sendo observado pelas empresas que os munícipes acabam por dispor de forma inadequada diversos tipos de materiais dentro das caçambas, dificultando o trabalho de todos. Ficou decidido que será intensificado o trabalho de educação ambiental, segregação na medida do possível desses materiais pela Prefeitura e empresas visando a melhoria deste trabalho.

            José Alair finaliza pedindo a colaboração da população para que possamos ir galgando melhorias, uma vez que nosso município está muito a frente nas questões envolvendo os resíduos sólidos. Assim, que os resíduos passiveis de reciclagem e eletrônicos possam ser encaminhado para a ASCORSI, a qual apresenta excelência neste serviço; madeira: temos uma caçamba na SAMA, localizada na Rua Benedita Leme Ramos, 77 – (junto com a Defesa Civil) e outra no Aterro Sanitário Municipal para disposição deste material; Pneus e sofás fora de uso: no nosso Eco ponto que fica aberto todas as sextas feiras e está localizado na Av. Brasil, 1555.

            Hoje, somos responsáveis pelos resíduos que produzimos, sendo nosso dever dar um destino correto a esses materiais, dessa forma, estamos possibilitando um processo participativo onde há aquisição conjunta de conhecimentos e poderemos ir conquistando o tão sonhado desenvolvimento sustentável

Fonte: Assessoria de Imprensa PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1746 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções